Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 24 de julho de 2018

Papagaiando

No meu tempo de moleque, em Santarém, uma das brincadeiras mais gostosas pra mim era empinar papagaios, curicas, cangulas, etc. Atualmente, têm outro nome: são as "pipas". Os mais famosos fabricantes de papagaios, de todos os tamanhos e estilos, eram o Renato Sussuarana e membros da família Berbary. A rabada eu fazia utilizando o pano de roupas velhas e, o cerol na linha era colocado com muita habilidade e guardado em segredo absoluto o tipo de material utilizado (garrafas, lâmpadas, etc) para que o corte/derrubada dos papagaios empinados pelos concorrentes fosse eficiente. Principalmente aos domingos, era grande a presença de "empinadores" em todas as ruas da cidade e, salvo engano, não aconteciam acidentes provocados por essa brincadeira. Bons tempos que não voltam mais, infelizmente.

Um comentário:

  1. PAPAGAIOS
    (Samba)
    Letra: José Wilson Fonseca (Belém-PA, 10.07.1977)
    Música: Vicente Fonseca (Santarém-PA, 28.07.1977)

    Quando criança,
    eu soltava papagaios coloridos...
    e nos domingos
    eu pegava minha linha e o carretel.
    Tão divertido...
    Eu corria pelas ruas
    trançando,
    guinando,
    brincando,
    olhando pro céu...
    Tão divertido...
    Eu corria pelas ruas
    trançando,
    guinando,
    brincando,
    olhando pro céu...

    Refrão

    Como era colorido o céu da minha infância!...
    Como era colorido o céu da minha infância!...

    O tempo avança
    e me deixa na saudade.
    Os meus domingos não têm mais aquela cor...
    Tenho vontade
    de empinar meus papagaios,
    de voltar a ser criança,
    pra viver com mais amor.
    Tenho vontade
    de empinar meus papagaios,
    de voltar a ser criança,
    pra viver com mais amor.

    Refrão

    Como era colorido o céu da minha infância!...
    Como era colorido o céu da minha infância!...

    ...

    * Adaptações na letra feitas pelo compositor da música.

    Gravação no Long Play Encantos de Santarém (Ray Brito e Tinho) – 1987. Lado A – 3ª faixa. Músicos Participantes: Canto: Ray Brito. Arranjos Musicais: José Agostinho da Fonseca Neto (Tinho). Acompanhamento instrumental: Tinho e seu Teclado Maravilhoso. Coro: Nicinha e Suelene. Ficha Técnica: LPD-0001 – Odeon – São Bernardo do Campo (SP). Censura Federal: 099. Produção Fonográfica: Distribuidora Discoseixas. Produtor Executivo: Armando Deixas. Diretor Artístico: Wilson Fonseca. Estúdio de Gravação: Gravasom (8 canais) – Belém (PA). Técnico de som e mixagem: Saulo Teixeira. Auxiliares de Gravação e Mixagem: Almir Oliveira e Waldir Silva. Foto: Ideal, Santarém – Pará – Brasil.

    Ouça a música:

    https://soundcloud.com/vicente-malheiros-da-fonseca/papagaios-vicente-fonseca

    Abraços,

    Vicente Malheiros da Fonseca.

    ResponderExcluir