Fale com este blog
E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".
Condolências à família. Fomos vizinhos quando moramos na Prainha, a Conceição irmã dele sempre estava em nossa casa. Maria Helena Cadete, Belém, Pará.
ResponderExcluirMeus pêsames à família do amigo Gumercindo, o Mereré dos bons tempos de Santarém. Santarém perde um grande filho um artista de muito talento. Ademar Amaral
ResponderExcluirHOMENAGEM AO GUMERCINDO
ResponderExcluir(José Gumercindo Rebelo)
Paz à alma do amigo, parceiro e confrade José Gumercindo Rebelo.
Que Deus te receba em sua Infinita Misericórdia!
Condolências à tua família.
Fraternalmente, tu és imortal.
És imortal, na arte e na amizade.
MEU CARO AMIGO VICENTE
(Frevo)
Letra: José Gumercindo Rebelo (Santarém, 22.06.2012)
Música: Vicente Malheiros da Fonseca (Belém-PA, 23.06.2012)
Meu caro amigo Vicente
Tem nada de irreverente
Ele vai fundo no instrumental
Também é cheio de cabedal
Dessa estirpe, eu sei, ninguém duvide
Música é partitura. Paletó é no cabide.
Composição é coisa séria
Pois ele é rato nessa matéria
Tem hino pra mais de cinquenta
Já passa de mil outras que inventa
E assim vai esse Vicente
Compondo frevo pra gente.
..................................
Lá vai de novo, de novo, Vicente
Cantando frevo pra gente
.................................
Lá vai o amigo Vicente
Trazendo muita alegria pra gente.
___________________________
Arranjo: Sexteto para Canto, Sopros, Percussão e Piano. Sopros: Trompete, Bombardino e Tuba. Percussão: Pratos, Caixa e Bombo. Execução simulada por computador.
A letra me foi enviada pelo poeta José Gumercindo, ilustre confrade na nossa Academia de Letras e Artes de Santarém, com o pedido para musicá-la. O velho amigo e, agora parceiro musical, exímio desenhista, exercia, na época, o cargo de Presidente daquela entidade acadêmica, em homenagem da qual compus o seu hino oficial, em parceria com o poeta Emir Bemerguy (falecido).
Ligeiras adaptações no texto poético foram introduzidas pelo compositor da música, a fim de melhor amoldar à necessidade do fraseado musical.
A ilustração da capa é uma pintura de autoria de José Gumercindo Rebelo, elaborada em 17 de novembro de 2008 (data de aniversário natalício de meu saudoso pai Wilson Fonseca – Maestro Isoca), numa noite em que nos encontramos no Bar Mascote, em Santarém (PA), quando ali estive para ministrar aulas de pós-graduação nas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT).
Ouça a música (execução simulada por computador):
https://soundcloud.com/vicente-malheiros-da-fonseca/meu-caro-amigo-vicente-jos
Abraços,
Vicente Malheiros da Fonseca.
Cumpriu sua missão com êxito em nosso planetinha. Foi convocado pelo grande técnico para reforçar a equipe que está em outra dimensão. E tal convite é irrecusável. Sempre que eu ia a Santarém, visitava-o. E em uma dessas visitas, há 4 anos, nos reunimos em sua casa, em companhia de sua esposa Elza, Antônio Carlos Penha (Totó) e sua esposa, além dos amigos Raimundo Edilson Portela e Paulo Sérgio Leite. Foi uma noite agrabilíssima, regada a tartaruga, música (voz e violão) e muita alegria. Produzi 5 vídeos, que em outra viagem, deixei com o Guma. E somente ontem (22/07), encaminhei cópia para o Penha. Gumercindo não nos deixou. Apenas partiu antes.
ResponderExcluirLairton Sena - Florianópolis/SC