Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Caetano escreve no NYT que 'tempos sombrios se avizinham'

O jornal New York Times publicou em sua versão online na noite de ontem (24) um artigo de opinião do compositor e cantor Caetano Veloso intitulado "Tempos sombrios se aproximam de meu país", no qual ele liga a provável eleição de Jair Bolsonaro (PSL) com uma onda de "medo e ódio".

O artigo, no qual ele assina também como ativista político e que ganhou versão em espanhol além do inglês, associa a ascensão de presidenciável do PSL à eleição de outros políticos populistas de direita.

"Como outros países, o Brasil enfrenta uma ameaça da extrema direita, uma tempestade de conservadorismo populsta", afirma, citando o americano Donald Trump e o filipino Rodrigo Duterte, conhecido por ter liberalizado o assassinato de narcotraficantes e usuários de drogas.

Caetano faz também uma retrospectiva da ditadura militar (1964-85), da abertura e das eleições de Fernando Henrique Cardoso (1994) e Luiz Inácio Lula da Silva (2002), algo que descreve como impensável nos anos 80.

O artigo lamenta, também, o anti-intelectualismo, a caça às bruxas na cultura e a detração de políticas progressistas ou de inclusão social como tentativas de tornar o país um "pesadelo à Venezuela".

E lembra dos meses que ele e Gilberto Gil passaram presos, na ditadura, e dos anos de exílio.

"Muitos aqui dizem que planejam deixar o país se o capitão vender. Eu nunca quis viver em nenhum país que não fosse o Brasil. Tampouco quero agora. Fui forçado a me exilar uma vez. Não acontecerá de novo", escreve o musico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário