Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

A Celeste Miranda, estudante, está elaborando um trabalho escolar sobre a cidade de Santarém e pede que eu diga quais são os símbolos do município de Santarém.
Celeste, são: o brasão, a bandeira e o hino municipal, criados pela lei 7.186/76 de 18/06/1976, sancionada pelo prefeito Paulo Lisboa. Vide imagens abaixo.
Disponha sempre de mim para ajudá-la no que for possível.


2 comentários:

  1. "HINO DE SANTARÉM"
    Música: Wilson Fonseca (Santarém-PA, 1941)
    Letra: Paulo Rodrigues dos Santos (1948)
    Oficializado pela Lei Municipal nº 245, de 22 de outubro de 1971
    Gravação: CD "Sinfonia Amazônica" (volume 1), pelo Coral Jovem e Orquestra Jovem "Maestro Wilson Fonseca", de Santarém (PA), sob a regência do Maestro José Agostinho da Fonseca Neto, em 2002.

    A música do Hino de Santarém foi composta por Wilson Fonseca (Maestro Isoca) em 1941, sob título de “Santarém”, sem nenhuma letra, destinada à abertura das apresentações festivas e cívicas da orquestra “Euterpe Jazz”, fundada por seu genitor José Agostinho da Fonseca (1886-1945) e então dirigida por Isoca.

    No ano de 1948, quando se comemorava o primeiro centenário de elevação da “Pérola do Tapajós” à categoria de cidade, o compositor pediu ao notável poeta Paulo Rodrigues dos Santos (1890-1974) que elaborasse a letra da música, que já se tornara familiar aos santarenos.

    O hino pela Lei Municipal nº 245, de 22.10.1971.

    A peça tem partituras para Banda, Coro a 4 vozes mistas e transcrições para Piano solo e Piano a 4 mãos (“Fantasia sobre o Hino de Santarém”), escritas pelo compositor.

    O hino foi gravado, nas versões para Coro e Orquestra e apenas Orquestra, pela Orquestra Jovem e Coral “Maestro Wilson Fonseca”, de Santarém (PA), sob a regência do Maestro José Agostinho da Fonseca Neto, no CD “Sinfonia Amazônica” (volume 1), em 2002.

    A primeira frase do belo “Hino de Santarém” (“Santarém do meu coração...”) foi sugestão dada pelo próprio Wilson Fonseca ao ilustre parceiro, numa autêntica revelação de seu amor pela Pérola do Tapajós, repetido em tantas outras composições, verdadeiros clássicos do cancioneiro santareno, algumas consideradas “hinos sentimentais” da terra querida.

    Eis a letra do hino:

    HINO DE SANTARÉM
    Letra: Paulo Rodrigues dos Santos (1948)
    Música: Wilson Fonseca (1941)

    Santarém do meu coração!
    Terra mimosa, de paz e de sonhos de amor.
    Santarém do meu coração!
    Lindo jardim, vivaz canteiro do Céu todo em flor.
    Santarém, princesa da luz,
    De praias alvas e campinas verdes, rio de anil,
    Onde flutuam iáras mil,
    Loucas, ao léu na onda azul.
    Santarém, meu jardim, meu Pará, Meu Brasil.

    Flor das margens virentes,
    Formosas, ridentes,
    Do meu Tapajós azul
    – Azul como o Céu –
    Quero cantar meu torrão, Santarém,
    Terra de encantos, de amor e de luz,
    Onde o Cruzeiro sem véu
    Espelha a sombra da Cruz
    No Céu.

    ...

    Ouça a música:

    https://soundcloud.com/vicente-malheiros-da-fonseca/hino-de-santarem-wilson

    Abraços,

    Vicente Malheiros da Fonseca.

    ResponderExcluir