Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Infelizmente, isto não foi concretizado. Foi só um projeto, uma promessa, um sonho...
Em 22/05/2013, o site O Estado Net, fez esta postagem:
“A casa do Maestro Wilson Fonseca, o Isoca, poderá se tornar um memorial cultural. A Prefeitura Municipal de Santarém pretende acordar um comodato de 20 anos com os seis filhos do maestro. Cinco já concordaram em dar um novo olhar para a casa do pai, um filho ainda deve ser consultado sobre essa novidade.
“Nesses 20 anos, nós vamos nos responsabilizar pela conservação da casa, a mobiliária do maestro será conservada, tudo o que tem lá será mantido e vamos nos comprometer em manter a casa sempre em bom estado”, afirmou o secretário municipal de cultura Nato Aguiar.
Assim que a prefeitura conseguir fechar o acordo com os filhos do maestro, a primeira medida a ser tomada será a realização de um inventário sobre todos os objetos que se encontram na residência de Isoca.
De acordo com Nato, os filhos do maestro tinham vontade de criar o memorial Wilson Fonseca. “Por outro lado, há um grande interesse da prefeitura de tornar isso viável para a cidade e também conservação das obras do maestro e dar um espaço cultural de visitação a mais”, assegura Aguiar.
Para transformar a casa em um museu, espaço de funcionamento do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap), além da biblioteca Wilson Fonseca, com todas as partituras e obras bibliográficas, serão necessárias uma revitalização e uma reforma na casa para adaptação sem descaracterizá-la. “Nós teremos uma carência até o mês de novembro para que ela possa ficar pronta e disponível para as atividades e visitação”, explicou o secretário. Além disso, a pretensão da Secretaria é levar o arquivo público municipal para a casa do maestro.
A obra de revitalização e reforma não terá um custo tão elevado, avalia Nato. O secretário explica que a casa está em bom estado de conservação, teria que ao menos consertar uma parte do telhado.
Entre os móveis que há na casa de Isoca, há dois pianos antigos, além de uma escrivaninha onde o maestro gostava de compor suas músicas.”

Um comentário:

  1. Picuinhas entre irmãos. O maestro Isoca era 100 % talento e 0% ego, se é que me entendem.

    ResponderExcluir