Lembram?
Máquina de calcular Facit. Nas décadas de 60, 70 e 80 era muito usada, principalmente nas agências bancárias. No Basa, em Santarém, rodei bastante a alavanca de uma delas, calculando juros de empréstimos. Ninguém haverá de deixar de reconhecer que era um instrumento útil e eficiente.
Esta maquininha era sensacional. Além da 4 operações operava todas as suas propriedades. Era fundamental para cálculo do grade nos projetos de rodovias. Jogava-se a constante da rampa e com um simples giro da manivela, determinava-se a cota da próxima estaca topográfica. Outra coisa: a gente levava para o acampamento e podia-se trabalhar sem necessidade de eletricidade. Parabéns por lembrar da Facit uma silenciosa heroína do progresso humano.
ResponderExcluir