Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 8 de maio de 2020

COMPLICOU...
Com UTIs lotadas, Pará recebe respiradores da China com problemas técnicos

No Jornal O Globo
Segundo estado do país a decretar o bloqueio total (lockdown) por conta da pandemia do novo coronavírus, o Pará recebeu nesta semana respiradores da China com problemas técnicos. As falhas nos 152 aparelhos que chegaram daquele país na segunda-feira foram identificadas por técnicos do governo durante o processo de instalação.

Nesta sexta-feira, a equipe do governador Helder Barbalho (MDB) entrou em contato com os fabricantes para buscar uma solução “em caráter de urgência”. Segundo o governo informou ao GLOBO, os fornecedores assumiram o compromisso “de resolver os problemas e fazer as adequações dos equipamentos aos parâmetros nacionais”.

Ainda não se sabe, porém, se as falhas são passíveis de correção ou se os equipamentos terão de ser devolvidos. Em nota, o governo afirmou que “se as máquinas não cumprirem sua missão, serão devolvidas”.

O texto diz ainda que o estado “pagou um dos melhores preços entre os compradores” e que, “hipótese alguma, o erário público será prejudicado”.

Na segunda-feira, chegou ao Pará, em um voo fretado pelo governo, 152 respiradores vindos da China. Os equipamentos, que foram comprados havia mais de 40 dias, seriam instalados nos novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a serem abertos no estado por conta da Covid-19.

O governo planejou a criação de 400 leitos e, ao todo, investiu R$ 100 milhões para a compra dos kits de UTI, com 400 respiradores, 400 monitores multiparamétricos, 400 oxímetros de pulso e 1.600 bombas de infusão. Só os respiradores custaram R$ 50,4 milhões.

A expectativa de Helder Barbalho era a de receber o restante dos equipamentos nos próximos dias. As falhas técnicas nas máquinas, no entanto, devem colocar novos entraves à chegada dos respiradores no Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário