Eu e minha família agradecemos e retribuimos os votos de FELIZ ANO NOVO enviados por pessoas amigas.
Fale com este blog
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".
quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
Hoje, quinta-feira (31), 2020 chega ao fim. Poucos, felizes, rindo à toa e multidões com fome, sem amor, sem assistência, sem emprego e, o que é pior, enfrentando uma terrível pandemia que já causou e continua causando muitas mortes. Mas, a vida continua. Almejo que 2021 seja bem melhor. Que seja de Paz, de prosperidade, boas notícias e saúde para todos, ricos e pobres.
Amigos e amigas, que no Ano Novo, como sugere o texto do meu saudoso mano Emir, SEJAMOS IRMÃOS:
"É pelas boas obras que Deus julga a vida de cada peregrino em trânsito na Terra. Quanta lágrima existe a precisar de um lenço, rostos onde um sorriso há muito não se vê!... Há, pois, à nossa frente, um apostolado imenso! Sejamos mais cristãos e menos fariseus, ajudando-nos todos pelo amor de Deus!"
segunda-feira, 28 de dezembro de 2020
LEITORADO
De Cleto Sampaio, bairro Fátima/Santarém:
"Mais uma vez fica provado que é dando que se recebe. O vereador Ronanzinho Liberal será eleito presidente da Câmara Municipal de Santarém. É a recompensa de seus pares por ter sido ele o grande baluarte para a aprovação do projeto que aumentou o salário do prefeito, dos secretários e dos próprios vereadores".
CANTINHO DA ALBANIRA
“Sempre encarei e encaro com naturalidade o fato de ter sido alvo de algumas críticas, a maioria delas injustas e movidas por interesses contrariados, mas que não conseguiram me atingir e jamais me intimidaram, porque como advertiu Shakespeare, ‘se não queres ser vítima de calúnia, não digas nada, não faças nada, sejas absolutamente nada’. É o risco que se corre na vida pública quando se quer fazer, como fiz, as coisas bem feitas e com dignidade.”
(Desembargadora Albanira Bemerguy, ex-presidente do TJE/Pa e do TRE/Pa, em seu discurso de despedida da presidência do TJE/Pa)
ALÔ ELEITOR SANTARENO!
Sabemos que "hipótese" é uma coisa que não é, mas a gente faz de conta que é, para ver como seria que ela fosse. Então, vamos supor que o prefeito Nélio Aguiar nomeasse o Cristovan Sena ao invés do Esequiel Azevedo para comandar a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, não seria melhor?
domingo, 27 de dezembro de 2020
Vale a pena ler...
ESPERANÇA, UMA ETERNA SOBREVIVENTE
Autor: Linomar Bahia, no jornal O Liberal:
"Em 2013, foi lançado o filme-comédia com esse título, dirigido por Calvito Leal e elenco integrado, entre outros, por Dani Calabresa, Katiuscia Canoro, Danton Mello e Rodrigo Sant'anna. No enredo, uma crítica humorada à corrupção na política, na mídia e nas pessoas, as mesmas que, em maior ou menor medida dos que criticam, sempre estão procurando levar vantagem em tudo. É uma das razões, senão a principal, do país resistir em ser o que é, desde o descobrimento, há mais de 500 anos, prolongando indefinidamente os domínios das castas e donatários das capitanias hereditárias de cada época, deturpando o sentido de "serviço público", convertido em "servir-se do público".
No filme, uma repórter de televisão alimenta a esperança de ser apresentadora do jornal da emissora, mais esperançosa quando sabe da demissão da titular. Mas, percebendo outra pretendente ao mesmo lugar, inventa, a exemplo do conhecido "jeitinho brasileiro", uma pauta fictícia sobre um suposto assassino em série à solta na cidade e passa a simular uma "investigação", alimentando a farsa com que imagina se destacar, contando com a ajuda de amigos que trabalham na perícia criminal, como nas falcatruas políticas e administrativas de cada dia no Brasil, mas logo a invencionice sai do controle sem, contudo, precipitar a morte da esperança em conseguir o objetivo.
Essa faculdade humana vem à memória às vésperas do novo ano e início do mandato dos prefeitos (re) eleitos, renovando a esperança, que sempre se acredita ser a última a morrer. Há pontos a ponderar e particularidades para reflexão, consequências do rescaldo da eleição de 2018, que parecia ser a desejada oportunidade para o "novo", mas não chegou a tanto, assim como não sepultou velhas e viciadas oligarquias, que parecem imortais. Alguns eleitos são marinheiros de primeiro mandato. Outros, contemplados pela reeleição, sinalizando saldo positivo entre erros e acertos praticados em gestões anteriores, aprovação também expressa nos sucessores que apoiaram.
Saudoso professor de direito costumava lembrar que a representação política reflete a qualidade boa, ou má, de quem os elege, objeto de teorias temerárias a cada resultado eleitoral. Em muitas ocasiões e motivações oportunistas questionaram o direito de analfabetos ao voto, impedido por muitos anos, sob a temerária justificativa de que teriam dificuldades em discernir entre o "bem" e o "mau", nem consciência clara do poder e responsabilidade do voto. Há, entretanto, controvérsias sobre a qualidade do voto das elites sociais e culturais, onde há segmentos votando pelos próprios interesses, espécie de outro lado das moedas que os mais simples são acusados de submissão.
Movimentos pontuais do povo nas ruas, bem que ensaiam as reações populares aos desmandos e à corrupção, mas logo são desvirtuados, pelas intromissões ideológicas e corporativas. Perdem o sentido e se dissipam no desinteresse, novamente abrindo espaços a personagens e grupos, empenhados em mais para os eles mesmos, eternizando as agruras na segurança, educação e saúde, enquanto os eleitos desfrutam das benesses do poder. Pelo que se vê e se ouve, nada indica ser diferente, restando continuar acreditando que a esperança é a última que morre, enquanto, como diria o personagem Justo Veríssimo, do saudoso Chico Anísio, "o povo que se exploda".
Atletas azulinos!
Neste domingo, às 18h no Mangueirão, o jogo contra o Ypiranga é decisivo, a vitória colocará o nosso Clube do Remo na liderança do Grupo D da série C e ficaremos muito perto do sonhado acesso à série B. Portanto, joguem com garra, lutem bravamente, honrem esta camisa que eu gosto de vestir com muito orgulho, com muita paixão. Não nos decepcionem, pelo amor de Deus!
CIDADÃO, CIDADÃ, RESPONDA, FAÇA A SUA AVALIAÇÃO, O SEU BALANÇO, AFINAL, TUDO É FEITO COM O DINHEIRO DOS IMPOSTOS QUE VOCÊ PAGA
Na sua cidade existe alguma obra de responsabilidade da Prefeitura local ou do Governo do Estado que foi iniciada mas até a presente data não foi concluída?
O que o prefeito ou o governador atual prometeu realizar e até agora não o fez?
LEITORADO
De Vicente Sena, bairro Santíssimo/Santarém:
"O prefeito reeleito de Santarém, Nélio Aguiar, anunciou que o advogado Esequiel Aquino de Azevedo será o titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer. Esta decisão causa surpresa desagradável porque Esequiel esteve envolvido em casos de corrupção na Câmara Municipal de Santarém, senão vejamos: na gestão de Reginaldo Campos, Esequiel foi preso na Operação Perfuga e, na gestão de Antonio Rocha o Esequiel foi denunciado pelo Ministério Público por crime de peculato e afastado do cargo que ocupava. Mas tudo isto foi esquecido por Nélio, para atender ao pedido de Antonio Rocha, presidente do MDB em Santarém e tio de Esequiel. Não sabias dessas trapalhadas, Nélio? Na foto, anexa, aparecem o Nélio rindo da cara do povo santareno ao lado de Esequiel".
sábado, 26 de dezembro de 2020
CANTINHO DA ALBANIRA
Albanira, como magistrada, sempre manteve relacionamento cordial e respeitoso com integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo, com instituições religiosas e sociais, principalmente de amparo às crianças, adolescentes e idosos.
Nas fotos, Albanira com os arcebispos Dom Zico e Dom Orani, com as ministras do STF, Ellen Gracie e Carmem Lúcia, com a governadora Ana Júlia Carepa e ex-presidentes Lula e Dilma, com o ministro Sepúlveda Pertence, com o governador Simão Jatene, com o prefeito Manoel Pioneiro e com crianças carentes.
GRATA LEMBRANÇA
Já faz um bom tempo, mas eu não esqueço que em uma manhã ensolarada, na praia de Alter do Chão, tive o prazer de encontrar membros da família Lalor Imbiriba e, juntos, após gostoso banho no Lago Verde, saboreamos tambaqui na brasa, caldeirada de tucunaré, bolinho de piracuí, e umas "geladas". Na foto, apareço ladeado pelo Antônio e o Miguel. Sentados: Avelina e Sebastião, gente que eu prezo muito.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
E ASSIM SE PASSARAM 50 ANOS...
Albanira e eu completamos hoje, dia de Natal, 50 anos de união matrimonial (Bodas de Ouro), agradecendo a Deus pela graça de podermos viver felizes, desfrutando da companhia e do carinho de nossas filhas - Christine, Ellen e Elaine; de nosso filho Ercinho; de nossos genros Eric e Robson; de nossa nora Elane; de nossas queridas netas Giovanna, Maytê, Lívia e Maya; e de nosso adorado neto Igor. Uma família maravilhosa! O que fizemos pra ter um casamento duradouro? É fácil de explicar: sempre reconhecemos, eu e ela, que a pessoa perfeita não discute, não briga, não erra, mas não existe. Vivemos, nestes 50 anos de união, momentos felizes e, os que não foram, conseguimos supera-los dialogando e perdoando um ao outro. As fotos são do nosso álbum de casamento. Somente quando esta cruel pandemia acabar, iremos comemorar este grato acontecimento em nossas vidas.
LEGAL!
Meu amigo Luizinho Leal está residindo na bela e gostosa Vila de Alter do Chão, onde pretende muito breve instalar uma pousada para hospedar confortavelmente os turistas. Já presta serviços de aluguel de lanchas e balsas para passeios. Contatos pelo celular 93991279111 (Luizinho e seu filho Thiago).
Obs: Isto não é comercial, matéria paga. Nesta página tudo é grátis. Disponha quem quiser.
Amigos, amigas, leitores e leitoras:
Agradeço a vocês que durante todo este ano de 2020 acessaram este meu blog e a minha página no Facebook, compartilhando das postagens, manifestando suas opiniões, enfim, que me dão o prazer de desfrutar de suas companhias. Que sirva este Natal para repor nossas energias e possamos continuar sempre juntos no ANO NOVO com esperança de dias melhores, sem pandemias. A todos(as), meu muito obrigado pelo carinho da convivência.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
CANTINHO DA ALBANIRA
Por mais de 46 anos, Albanira Bemerguy, prestou relevantes serviços ao Judiciário e ao Pará nas tantas funções que exerceu desde juiza do interior. Galgou desde o primeiro degrau até ao topo da hierarquia do Poder Judiciário, o qual presidiu de 2007 a 2009, depois de haver exercido no biênio anterior, a vice-presidência. Em seu discurso de posse, sendo devota da padroeira dos paraenses, disse: "Peço à Nossa Senhora de Nazaré, que nos ilumine, fazendo com que esteja sempre em cada um de nós, magistrados, o sentido da compreensão dos erros alheios, a capacidade de perdoar, de compreender, de ajudar aqueles que sofrem um infortúnio, uma injustiça". As fotos são da posse (01/02/2007) de Albanira e da missa na Basílica de Nazaré que antecedeu o ato realizado no Palácio da Justiça paraense.