Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

 * EB SOCIAL*

Hoje é dia de parabenizamos a santarena MARIA DA CONCEIÇÃO, a querida CONCI, filha do saudoso casal Wilson (Isoca) e Rosilda Fonseca. Aliás, o grande maestro, a exemplo do que ocorreu com os demais filhos, compôs uma valsa para ela, em 1957, denominada "Conceição". Meio século depois a valsa recebeu um texto poético, escrito a 4 mãos, pela própria homenageada e por seu irmão Vicente. Ei-la, com meus parabéns à meiga e bela aniversariante:

"CONCEIÇÃO"

(Valsa) 

Que emoção ao escutar esta canção tão bela

Na cadência da valsinha meiga e tão singela

Melodia que meu pai compôs em Santarém

E agora estou a recordar

Neste lugar

E mais saudade vem...


Conceição, um nome santo

Transformado em canto

Se eu pudesse

Converter nos versos deste sonho

Pra levar além do mar e do luar

Toda magia

E a poesia

Que agora vou cantar.


Sonhos...

Mas que canção tão linda

Ponho

Meus versos na berlinda

Sei que é ilusão

Mas como é bom

Quero ser feliz

E vou cantando

Canto

No encanto desta valsa

Danço

Ao som do encantamento

Ah!... Saudade sei que vem

Da terra tão querida

A minha Santarém.

(Conceição, Conceição, Conceição, Conceição...)

Um comentário:

  1. CONCEIÇÃO
    (Valsa)
    Música: Wilson Fonseca (Santarém-PA, 1957)
    Letra: Maria da Conceição Fonseca (Florianópolis-SC, setembro de 2006) e Vicente Fonseca (Belém-PA, 03.08.2008)

    Que emoção ao escutar esta canção tão bela
    Na cadência da valsinha meiga e tão singela
    Melodia que meu pai compôs em Santarém
    E agora estou a recordar
    Neste lugar
    E mais saudade vem...

    Conceição, um nome santo
    Transformado em canto
    Se eu pudesse
    Converter nos versos deste sonho
    Pra levar além do mar e do luar
    Toda magia
    E a poesia
    Que agora vou cantar.

    Sonhos...
    Mas que canção tão linda
    Ponho
    Meus versos na berlinda
    Sei que é ilusão
    Mas como é bom
    Quero ser feliz
    E vou cantando
    Canto
    No encanto desta valsa
    Danço
    Ao som do encantamento
    Ah!... Saudade sei que vem
    Da terra tão querida
    A minha Santarém.

    (Conceição, Conceição, Conceição, Conceição...)

    _________________________

    Arranjo: Quarteto de Flauta, Oboé, Fagote e Piano.

    Transcrevo o texto que escrevi, sobre a música, publicado no meu livro “A Vida e a Obra de Wilson Fonseca (Maestro Isoca)”, impresso na Gráfica do Banco do Brasil, 2012, no Capítulo “Breves comentários sobre 23 músicas de Wilson Fonseca”:

    Conceição (1957) – Valsa. Letra: Conceição Fonseca e Vicente Fonseca (2006/2007/2008).

    Peça dedicada [por Wilson Fonseca] à sua filha Maria da Conceição Malheiros da Fonseca.

    A obra foi gravada em disco 78 RPM, pelo próprio compositor, ao piano, em 1953, em São Paulo. No mesmo disco foram gravadas a valsa Maria das Dores, dedicada a outra filha de Isoca, e o tango Interrogação (letra de Felisbelo Sussuarana).

    A letra é de autoria da própria homenageada e de Vicente Fonseca, filhos de Isoca, elaborada após o falecimento do compositor. Em 2007, em homenagem aos 50 anos da composição, escrevi um arranjo para Quarteto de Flauta, Oboé, Fagote e Piano.

    ...

    Ouça a música (execução simulada por computador):

    https://soundcloud.com/vicente-malheiros-da-fonseca/concei-o-wilson-fonseca-arr

    ...

    Sugiro que ouça a música com fone de ouvido ou equipamento de som de qualidade, a fim de desfrutar melhor da obra musical.

    Minha irmã faz aniversário hoje. Parabéns!

    Abraços.

    Vicente Malheiros da Fonseca.

    ResponderExcluir