CLONANDO PENSAMENTO
De Therezinha Gueiros:
"Nâo dá pra mim! Querem derrubar o Presidente da República a qualquer custo! De onde vem tanto ódio? Privilégios cortados? Orgulhos feridos? Por que não podem esperar 2022 para cobrar a conta? Será que ele é menos "educado"/ "refinado" que um Lula e uma Dilma? Por que será que suas palavras - por simples e "desataviadas", por vezes reducionistas, que sejam!, são tão frequentemente tiradas de contexto para compor narrativas ao sabor dos autores e seus viéses e interesses, com frequência à revelia dos fatos? E não venham que não tem! Não me agarro como um carrapato a figuras humanas, políticas ou não, de ontem ou de hoje. Busco fatos e análises intelectualmente honestas, o que não significa neutralidade e sim um máximo de isenção ao alcance das possibilidades humanas. Como um dever incessante, incansável. E torço pelo Brasil e seu povo, à revelia de discordâncias/ concordâncias ideológicas com governos. Torço por liberdade com responsabilidade. Torço por uma educação pública que reforce nas crianças e jovens o amor pelo nosso país - o que não exclúi o espírito crítico -, incitando-os à cidadania num horizonte de bem-comum, sem desconsiderar as particularidades de grupos, classes, etnias, etc, que tornam determinadas condições de vida desumanas, inaceitáveis, portanto em termos de conquistas civilizatórias. Atribuir a responsabilidade do que está acontecendo em Manaus ao Governo Federal é injusto e me cheira a covardia e desamor. Desde o primeiro momento, conforme testemunho da autoridade maior do Estado e fartamente demonstrado pelo Presidente e seu Ministro da Saúde - com transparência, ao alcance de todos os olhos e ouvidos atentos -, em que pese os bilhões alocados para o Estado e o Município como ajuda emergencial, desde o primeiro momento da mais recente crise na saúde no Amazonas, vêm agindo para minimizá-la. Presença humana, financeira, logística, etc. Por que o alvoroço, então?! Por que as 'fake" noticias às carradas, assinadas por gente inteligente, acurada, e que tem o dever de informar com correção? Por que o vale tudo? Por que a tempestade quer virar furacão? Amigos, precisamos pensar com o que nos resta de espírito crítico, à revelia das militâncias ao redor, acima e abaixo de cada um de nós. Ou será que pensar com integridade e ser honesto é ofensivo? Por que será?"
Concordo plenamente com o que fala a Terezinha Gueiros.
ResponderExcluir