CURIOSIDADE ELEITORAL
Nos anos 50 o Título de Eleitor era do tipo mostrado na imagem, o qual pertencia ao meu falecido pai, Vidal Bemerguy.
A QUEM INTERESSAR...
Fiquem frios os descontentes, os incomodados e, principalmente, os invejosos. Saibam que, até quando eu puder e Deus permitir, hei de continuar editando e publicando o meu blog "O Mocorongo" e esta página no Facebook com a responsabilidade que a ética da liberdade de expressão me impõe, sem preocupação de agradar e sem medo de desagradar quem quer que seja. Os cães ladram, mas eu vou em frente...
HOJE É O DIA DA POESIA
No Brasil, a data foi criada em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes da literatura brasileira. Nas pessoas de FRANCISCO EDSON DE OLIVEIRA, RENATO SUSSUARANA e NEUCIVALDO MOREIRA, meus diletos confrades da Academia de Letras e Artes de Santarém, cujas obras poéticas são excelentes, cumprimento os poetas em geral.
EVANGELHO DO DIA
Segundo Marcos (Mc 12,28b-34):
Naquele tempo, um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
COISAS DO RÁDIO SANTARENO
Se não estou enganado, pelo menos até ao final da década de 80, o saudoso Eriberto Santos, radialista, advogado e escritor, enfrentava grandes dificuldades para produzir os noticiários que iam ao ar, de hora em hora, no “Plantão de Notícias” da Rádio Rural de Santarém. Os acontecimentos nacionais e internacionais eram acompanhados por ele através de um pequeno aparelho de rádio receptor, sintonizado, preferencialmente, na Rádio Globo do Rio de Janeiro ou na PRC-5 - Rádio Clube do Pará, com qualidade de recepção bastante precária.
Parece que ainda estou vendo o Eriberto, muito atento, com fones nos ouvidos, “corujando” as notícias que eram gravadas e depois datilografadas em formulário próprio, para que os locutores pudessem divulgá-las.
Para o desempenho dessa árdua tarefa, o Eriberto dispunha de uma pequena sala ao lado da copa/cozinha, nos fundos do prédio onde funcionavam o estúdio e o escritório comercial da emissora, localizado na Travessa dos Mártires. Para tormento do dedicado redator, de vez em quando uns desocupados, integrantes da “família Rural”, se juntavam na copa para saborear o cafezinho e comentar, em voz alta, as últimas fofocas. Essas algazarras perturbavam, prejudicavam o trabalho do Eriberto, que saía do sério e aos gritos, dizia: “Porra! Parem com esta esculhambação! Eu não estou podendo escutar a Globo!”. Nem sempre era atendido..., mesmo assim, cumpria rigorosamente com as suas obrigações na hora certa. Nos dias de hoje, felizmente, tudo está mais fácil. Para divulgar os fatos, as emissoras de rádio e televisão, e os jornais, dispõem de inúmeros e diversificados recursos tecnológicos no setor de comunicação, como a internet, o telefone celular, enfim, tudo quanto é necessário para levar ao conhecimento de seus ouvintes, telespectadores e leitores, com rapidez e precisão, o que acontece em toda parte do planeta terra. Eriberto foi um dos plantadores da semente do sucesso da nossa querida Rádio Rural. Com este registro, transmito a esse meu saudoso e caro amigo, criador e apresentador do sempre lembrado e excelente programa "A nossa serenata”, o meu desejo de que esteja em bom lugar, como merece.
EVANGELHO DO DIA
Segundo Lucas (Lc 14,1.7-11):
Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: “Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.
TABERNAS/MERCEARIAS
Aqui em Belém, onde resido há quase 40 anos, existem nos bairros centrais e na periferia, muitas mercearias e tabernas que quebram um galho danado. Na esquina da minha Rua Boaventura da Silva/bairro de Nazaré, funciona das 7h da manhã até 20h, a Casa Santa Quitéria. É uma casa portuguesa, com certeza, sem a modernidade do sistema "pegue e pague", mas com atendimento primoroso feito pelos proprietários, um casal bem simpático, sorridente, sempre de bom humor.
Supermercados luxuosos com variedades de produtos existem muitos, mas neles não dispomos da delicadeza dos atendentes/balconistas ou dos próprios taberneiros (donos).
EVANGELHO DO DIA
Segundo Lucas (Lc 14,1-6):
Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Diante de Jesus, havia um hidrópico. Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” E eles não foram capazes de responder a isso
SANTARÉM DA SAUDADE
No meu tempo de meninice e adolescência em Santarém, os principais estabelecimentos comerciais funcionavam na Rua João Pessoa, hoje, Lameira Bittencourt, como mostra a foto. Era chamada também de Rua do Comercio. Nas outras ruas, travessas e avenidas da cidade, ficavam as casas residenciais que foram transformadas, quase todas, em lojas, escritórios, restaurantes, lanchonetes, etc. E, assim, vai se acabando o valioso patrimônio arquitetônico da bela Santarém de antigamente. Uma pena!
GRATA LEMBRANÇA
Eu creio que pouca gente conhece a Cachoeira do Grim, localizada na Fazenda do Grim, distante 15 km da cidade de Rurópolis Presidente Médice. Eu a conheci em 1974, inclusive banhando-me (fotos) na sua queda d'água de aproximadamente 26 metros. A citada cachoeira, à época, era pouco atraente devido a dificuldade de acesso, o que agora já deve estar melhor, mais fácil. Para quem não sabe, Rurópolis fica a 217 km de Santarém. É a cidade onde acontece o encontro das rodovias Transamazônica (BR230) e a BR Santarém-Cuiabá (BR 163).
ATENÇÃO!
Amigos(as), meu celular 91989174477 da operadora TIM foi clonado. Estou adotando as providências recomendadas para solucionar o problema. Enquanto isto, contato comigo só através de ligações para o meu contato 91981367941 ou email para ercio.remista@hotmail.com
Sistema de recebimento de mensagens por watsapp, temporariamente está suspenso/desativado.
EVANGELHO DO DIA
Segundo Lucas (Lc 6,12-19):
Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
VÃO LÁ...
Como faço há vários anos às quartas-feiras, hoje, bem cedinho, fui ao Ver-o-Peso. Aproveitei pra levar pra casa, além de peixes, o jambú (50 centavos cada maço parrudo), couve, cheiro-verde, tudo baratinho. Frutas de todos os tipos são encontradas facilmente. Enfim, vale a pena dar uma chegada, semanalmente, ao Veropa. Ah! Não deixem de dar uma parada na venda de mingau da Socorro, o melhor da feira, com vários sabores: milho, buriti, açaí, banana, etc.
EVANGELHO DO DIA
Segundo Lucas (Lc 13,22-30):
Naquele tempo, Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.
EVANGELHO DO DIA
Segundo Lucas (Lc 13,18-21):
Naquele tempo, Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
GENTE QUE BRILHA
Parabenizo o Delegado Herbert Farias Júnior, que merecidamente foi nomeado para exercer o cargo de titular da DPA (Divisão de Polícia Administrativa) da 12ª Risp (Região Integrada de Segurança Pública) com sede em Santarém e com área de abrangência em 13 municípios do Baixo Amazonas (Faro, Terra Santa, Oriximiná, Óbidos, Juruti, Alenquer, Curuá, Monte Alegre, Almeirim, Prainha, Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos). Desejo-lhe muito sucesso, querido amigo.LEITORADO
De Clarita Silveira, bairro Batista Campos/Belém:
"Às vezes, quando recebo convite para um evento social - aniversário, por exemplo - fico preocupada se vou ou não, achando que eu vou fazer falta e que as pessoas presentes e a dona da festa ficarão tristes, chateadas, com a minha ausência, mas pelo que me contaram no dia seguinte, o evento foi um sucesso, sem o meu comparecimento. Como a gente se acha importante, não é mesmo? Isto acontece com você também, amiga?"
GRATA LEMBRANÇA
Em Out/2017, atendendo ao convite dos dirigentes da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), da qual sou integrante, atuei como mestre de cerimônia da sessão solene realizada no salão do belo Centro Recreativo, com a seguinte pauta:
- homenagem póstuma à acadêmica Raimunda (Dica) Rodrigues Frazão, falecida em maio/2017; e posse de 4 novos membros da referida entidade cultural: Maria Lídia Aires de Mendonça, Ray Brito, Bernardo Santana e Teresinha Amorim.
Fotos: Maria Lídia e eu; na segunda, integrantes da Alas.
CASF, CADA VEZ MELHOR...
Somente hoje conheci a nova sede da Caixa de Assistência aos Funcionários do Basa, da qual sou associado/beneficiário com Plano de Saúde desde a sua fundação. Fiquei satisfeito com o que vi, principalmente o modo gentil e eficiente por parte das atendentes, todas de ótimo humor e sorridentes. Parabéns à direção da nossa CASF. Para quem não sabe, a presidente é a santarena Sofia Lisboa.
EVANGELHO DO DIA
Segundo Lucas (Lc 13,10-17):
Naquele tempo:10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: 'Mulher, estás livre da tua doença.' Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus. O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: 'Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado.' O Senhor lhe respondeu: 'Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?' Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.
SANTARÉM DA SAUDADE...
Do Caisinho, no início da rua 15 de Novembro, no centro de Santarém, eu não esqueço, e tenho muitas e boas lembranças do pequeno cais, de onde partiam e chegavam, às dezenas, os barcos que faziam linha pelos rios Tapajós e Amazonas. Era também área residencial. E eu (Ercio) morei lá por muitos anos com meus pais e meus irmãos, em uma casa modesta, tendo como vizinhos as famílias do Joaquim da Costa Pereira e do Domingos Matos. Mais adiante, morava o casal Osvaldo e Célia Carneiro e os seus filhos - Celivaldo, Jeso, e outros. Um detalhe: apesar do grande movimento de chegada e saída de embarcações de pequeno porte e fluxo intenso de pessoas durante o dia e à noite, dormíamos com as janelas abertas e sem grades, para usufruirmos da brisa gostosa do rio Tapajós. Jamais fomos importunados por ladrões, assaltantes, gangues, drogados, enfim, a tranquilidade imperava não só no Caisinho, mas em duase todos os lugares da querida cidade de Santarém. Tenho muita saudade daquela época. Hoje, infelizmente, a violência aumenta a cada dia, amedrontando a população.
(Foto: Atracado ao cais, o barco Santa Maria, do Seu Leonel Neves, que fazia a linha Santarém-Alenquer).
BRASILEIRÃO SÉRIE B
Jogo encerrado, em Belém:
Remo 0×1 Ponte Preta
Mais um resultado negativo para o Remo cuja leal torcida Fenômeno Azul esteve presente ao Estádio Baenão em grande número e, do começo ao fim da partida, embora insatisfeita, incentivou o time azulino que ocupa agora a décima terceira posição na tabela da competição. É bom ressaltar que todos os jogadores remistas não deixaram de lutar com garra tentando pelo menos conseguir um empate, o que não aconteceu.
FORÇA E FÉ, PREFEITO EDMILSON...
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Belém, informa:
"Na noite de ontem (23), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, foi submetido a um procedimento médico - que transcorreu com absoluto sucesso, para drenar uma hemorragia localizada na caixa torácica. Hemorragia causada por uma contratura muscular e facilitada pelo uso de medicamentos".
SANTARÉM = 173 ANOS COMO CIDADE
Por muito tempo, 24 de outubro era considerado o dia do aniversário de Santarém. Depois, com base em dados históricos, os pesquisadores descobriram que a cidade foi fundada em 22 de junho de 1661 e, então, as homenagens, os festejos alusivos ao seu natalício passaram a ser realizados, anualmente, nessa data. Hoje, portanto, comemora-se tão somente o transcurso de 173 anos de elevação da Vila de Santarém à categoria de cidade, fato ocorrido em 24 de outubro de 1848.
PIRACAIA, COISA NOSSA, DE SANTARÉM...
A receita é simples: sal, limão; farinha, pimenta malagueta e doses de uma boa cachaça. Isto basta para acontecer a piracaia, ou seja, assar um peixe no braseiro sobre o chão de areia em noites de luar nas praias santarenas.
"E se há um violão
Ponteando uma canção
Como fundo musical,
A felicidade é tanta
Que a gente até se espanta,
Pensando não ser real".
Quem já participou de momentos assim, conte onde e como foi.
Primeira rádio santarena completa 73 anos.
Em 24 de outubro de 1948 foi ao ar a Rádio Clube de Santarém (ZYR-9) fundada pelo advogado e vereador Jônatas de Almeida e Silva, amazonense que faleceu no dia 23 de março de 1956. Seu filho Pitágoras de Almeida, que dirigia na época o programa polemico “A hora da onça beber água” assume a rádio. Após a morte de Pitágoras, em 1966, a sua viúva mudou-se para Belém e a ZYR-9 passou por diversas crises.
No final dos anos 60 foi vendida para Armando Moraes da Fonseca, permanecendo com a Rádio Clube ate o fechamento pelo DENTEL (Departamento Nacional de Comunicação), hoje a atual Anatel. Em 30 de Agosto de 1985, a Rádio voltou ao ar com o nome de Rádio Planície. Em 10 de maio de 1987 o empresário Nivaldo Soares Pereira comprou a emissora e, em 12 de maio de 1988 começou a operar com o nome de Radio Ponta Negra e, assim, permanece até hoje apresentando diariamente uma excelente programação. Parabéns ao amigo Nivaldo e a todos que trabalham com competência e extrema dedicação nessa querida e pioneira emissora santarena.
EVANGELHO DESTE DOMINGO
Segundo Marcos (Mc 10,46-52):
Naquele tempo, Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”.O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
ATENÇÃO!
Estou sendo vítima da ação de uma quadrilha especializada que age na internet para extorquir dinheiro de pessoas decentes, com chantagens e ameaças de todo tipo. Primeiro, clonaram um dos meus dois aparelhos celulares, depois iniciaram o envio de mensagens via watsap ameaçando que iriam publicar fotos minhas com mulheres em motéis e para isto fariam montagem de fotos. Mostram diálogos através de mensagens entre eu e eles, que jamais foram feitos. E pedem dinheiro pra não divulgarem isto tudo nas redes sociais. É horrível! Eles são perfeitos neste tipo de coisa. É preciso muito controle pra não atender ao que eles pedem insistentemente. Desejo que isto não aconteça com vocês, amigos (as).COISA NOSSA, DE SANTARÉM...
O belo estádio para realização de jogos de futebol e outros eventos festivos e religiosos, com grande público. Foi primeiramente batizado com o nome do ex-governador Jader Barbalho, em cujo governo foi construído e, por isto, apelidado de Barbalhão. Depois, seu nome foi mudado para Colosso do Tapajós e permanece assim, porém, continuam aparecendo sugestões para que, depois da reforma que está sendo feita no estádio, seja o seu nome novamente mudado para homenagear pessoa já falecida e que era ligada ao esporte santareno, sendo citados, entre outros, Everaldo Martins, Chico Coimbra e Osmar Simões. E você, caro leitor, sugere algum outro nome?
SANTARÉM DA SAUDADE
No quintal murado, visto nesta foto, nasceu o famoso bloco carnavalesco "Breguelhegue". Na casa residiam o casal "Seu" Cunha e Dona Jasiva, com seus filhos. O mais velho, Márlio, foi o idealizador, incentivador e dirigente do grupo de foliões que, nas tardes de domingo, percorria os principais pontos de Santarém, batucando, dançando, enfim, alegrando a cidade e o seu povo. No imóvel ao lado direito, residia a família Meschede. Localização: travessa 15 de agosto, esquina da rua Galdino Veloso.
EVANGELHO DO DIA
Segundo Mateus (Mt 18,21-35):
Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida.
O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo’. Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.
Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei’. Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia.
Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”
CLONANDO PENSAMENTO
“Eu acho tudo isso um saco. Hoje tudo é racismo, preconceito e assédio. A equipe com que trabalho me chama de ‘neguinha’, de uma forma amorosa e carinhosa. Estou mais de 40 anos na televisão, já fui paquerada, mas nunca me senti assediada moralmente. O assedio é algo que te fere, é grosseiro, desmoraliza. Existe uma cultura hoje que nada pode. Tem que ter uma diferenciação, não dá para generalizar tudo. O politicamente correto é um porre, um saco. Acredito que o politicamente correto é o caráter, a honestidade. Esse mundo que a gente está vem muito da amargura das pessoas, não aceito.”
(Glória Maria, jornalista, em entrevista, ano passado, ao ser questionada sobre assédio no âmbito profissional e também pessoal)
CLONANDO PENSAMENTO
“Eu acho tudo isso um saco. Hoje tudo é racismo, preconceito e assédio. A equipe com que trabalho me chama de ‘neguinha’, de uma forma amorosa e carinhosa. Estou mais de 40 anos na televisão, já fui paquerada, mas nunca me senti assediada moralmente. O assedio é algo que te fere, é grosseiro, desmoraliza. Existe uma cultura hoje que nada pode. Tem que ter uma diferenciação, não dá para generalizar tudo. O politicamente correto é um porre, um saco. Acredito que o politicamente correto é o caráter, a honestidade. Esse mundo que a gente está vem muito da amargura das pessoas, não aceito.”
(Glória Maria, jornalista, em entrevista, ano passado, ao ser questionada sobre assédio no âmbito profissional e também pessoal)
VAI E VOLTA, VAI E VOLTA...
Recebi várias mensagens enviadas por meus leitores de Oriximiná, dizendo que o povo não gostou da decisão dos vereadores, ocorrida hoje (22), que cassou o mandato do prefeito Delegado William Fonseca, que vinha realizando ótima administração. Assumirá o vice-prefeito Argemiro Diniz. Eu acho que o prefeito afastado recorrerá da decisão junto ao STF e não demora muito, reassumirá o cargo que conquistou com expressiva votação.
LEITORADO
De Plácido Nunes, santareno, bairro Jurunas/Belém:
"Hoje acordei cedinho, às 5h, e para passar o tempo liguei o meu rádio, sintonizei e ouvi emissoras do Baixo Amazonas, entre elas algumas de Alenquer, Belterra, Monte Alegre, Mojui dos Campos e Santarém. Fiquei decepcionado, porque até às 6h não ouvi a voz de nenhum locutor para pelo menos informar a hora, só música, música, música e muita propaganda comercial gravada. PelamordeDeus, senhores programadores, injetem algo de útil nesses horários, escalem locutores/apresentadores para interagir com os ouvintes. Se é pra ouvir música, por sinal de má qualidade nas rádios, prefiro utilizar os aplicativos gratuitos que me dão a opção de escolher qual gênero musical eu quero ouvir. Desculpem esta minha observação, e creiam que apenas desejo incentivar que é preciso mudar pra melhor".