ALTER DO CHÃO - 265 ANOS
Parabenizo os habitantes da Vila de Alter do Chão que completa hoje 265 anos. O meu xará Ercio Sardinha, mora lá, e me fez lembrar deste fato histórico.
HISTÓRIA
Alter do Chão foi fundada no dia 06 de março de 1626, pelo português Pedro Teixeira. É a antiga aldeia dos Borari, que com a chegada dos jesuítas recebeu o nome de Missão de Nossa Senhora da Purificação. Como foi se desenvolvendo rapidamente, foi elevada à vila e em seis de março de 1758, por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, recebeu o nome de Alter do Chão. O nome é de origem portuguesa.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
A vila de Alter do Chão, através da lei estadual 6.406, de 16.10.2001 foi declarada patrimônio paisagístico e turístico do Pará. Portanto, não é apenas dever, é obrigação dos prefeitos de Santarém cuidarem mais e melhor desse lugar belíssimo que é, sem dúvida, o cartão de visita da cidade que é chamada também de Pérola do Tapajós. Em Alter do Chão não basta só asfaltar uma ruazinha aqui, outra acolá, colocar umas lâmpadas na pracinha e outras coisinhas tão insignificantes. É preciso cuidar do todo, é preciso mais empenho para que seja feita, periodicamente, uma completa revitalização dessa aprazível localidade, dotando-a de infraestrutura capaz de oferecer aos seus habitantes e aos seus visitantes, melhores condições para desfrutarem desse paraíso que dispõe de praias que são incluídas entre as mais belas do Brasil.
Acreditem, é pura verdade isto que alguém já disse: "Alter do Chão é a coisa mais parecida com estar no céu, no paraíso. Praia belíssima, água cristalina e gostosa, sol maravilhoso".
Lá, anualmente, é realizada a famosa Festa do Sairé, com a apresentação dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. E é lá, também, que eu adoro estar na companhia de familiares e amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário