Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 31 de julho de 2023

PELO AMOR DE DEUS, AJUDEM!

Ontem, motivado por ter visto um casal e seus dois filhos, ainda crianças, implorando esmolas em uma calçada de uma movimentada avenida de Belém, como aprendiz de versejador escrevi o seguinte:


Com fome

Sem teto

Sem Assistência

Sem amor...

Ninguém ajuda

Acode, dá a mão

São enganadas

É só mentira e promessa

De vida melhor

É injusto, é cruel!

São seres humanos

Homens, mulheres

Crianças, idosos...

Merecem respeito!

Não bastam esmola,

Compaixão e caridade

Querem trabalho, querem emprego

Querem viver com dignidade"

REZA FORTE

"Está sendo dificil viver feliz neste ano. Um ano lascado! Mas chegamos até aqui e daqui, com crenças ou sem crenças, não custa invocar São Jorge para que nos proteja muito. Andaremos vestidos e desarmados com as armas de Jorge. Para que os maus, os malas, idiotas e medíocres, tendo patas, não alcancem os da paz. Tendo garras, arranhem a si próprios e aos seus pares, mas não nos alcancem de jeito nenhum. Sua benção, santo guerreiro! Faça com que os de olhos injetados por raivas e ódios troquem o escuro por luz amena e doce. Que preconceitos de credo, raça, ideologia e classe social não nos alcancem. Que os espíritos sejam amansados e corações suavizados. São Jorge, santo forte, proteja-nos dos espancadores de mulheres e crianças, dos pedófilos e dos torturadores, dos que humilham e, de muitas formas, assediam os mais fracos, os desprotegidos da lei e da sorte.
São Jorge abençoado, afasta de nós o cálice amargo da inflação, e os cínicos maus governantes que deixam faltar tudo nos hospitais, que roubam dinheiro até da merenda escolar, que têm a cara de pau de prometer tudo e não entregar nada.

Afasta de nós as secas e as cheias. Ajuda a salvar a Amazônia, pune todos os filhas-da-mãe responsáveis pelos desmatamentos. Se não for pedir demais, santo forte, traga tolerância, mais doçura, amor e paz para todos no mundo inteiro".

LEITORADO

De Expedito Cantuária, reside em Belém:

"Se por acaso eu fosse presidente de algum clube de futebol, eu contrataria como treinador um desses comentaristas que atuam no rádio e na televisão. Os caras dizem como o time deve ser escalado, o sistema tático, quando e quem deve ser substituído no decorrer do jogo, enfim, sabem tudo, tim-tim por tim-tim. E mais: após aos jogos eles justificam porque não aconteceu o que eles  previram antes de começar. A sugestão está dada, aproveitem!"

EVANGELHO DESTA TERÇA-FEIRA 

Segundo Mateus:

Naquele tempo, Jesus deixou as multidões e foi para casa.

Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram:

"Explica-nos a parábola do joio!"

Jesus respondeu:

"Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem.

O campo é o mundo.

A boa semente são os que pertencem ao Reino.

O joio são os que pertencem ao Maligno.

O inimigo que semeou o joio é o diabo.

A colheita é o fim dos tempos.

Os ceifadores são os anjos.

Como o joio é recolhido e queimado ao fogo,

assim também acontecerá no fim dos tempos:

o Filho do Homem enviará os seus anjos

e eles retirarão do seu Reino

todos os que fazem outros pecar

e os que praticam o mal;

e depois os lançarão na fornalha de fogo.

Ali haverá choro e ranger de dentes.

Então os justos brilharão como o sol 

no Reino de seu Pai.

Quem tem ouvidos, ouça".

FALTOU INFORMAÇÃO 

São muitos os meus leitores que me mandam fotos com pedidos de publicação, mas, às vezes, não informam nada sobre elas. Por exemplo, estas que mostro aqui e agora, o remetente disse apenas "ontem o rio Tapajós banzerou legal". Omitiu nome do local, da praia...

 UTILIDADE PÚBLICA. ATENÇÃO!

Golpistas estão mandando mensagens via watsap pedindo dinheiro em nome de pessoas das quais clonaram seus dados pessoais na Internet. Cuidado! Fiquem atentos! Se receberem mensagens deste tipo, telefonem, mantenham contato por qualquer meio com a pessoa citada como sua parenta ou amiga. Se não for possível o contato, não atendam aos pedidos de remessa de dinheiro pelo pix ou outro meio.

 *** EB SOCIAL ***

Muito, muito amor é um dos segredos da união feliz do casal Herbert Farias Júnior e Márcia Cristina, que hoje completa 19 anos de casamento (Bodas de Água-marinha). Parabéns!

 *** EB SOCIAL ***

Esta mocoronga é muito querida e troca de idade hoje. Parabéns, minha amiga Celeste Chaves.

BONS MENINOS

Quando visito Santarém, o bate-papo com estes meus dois bons amigos - Cacheado e Juarez Araújo - , é indispensável,  na Garapeira Ypiranga. Em 2020, na ocasião desta foto, uma senhora já idosa, que passava pelo local, disse, “Bons meninos, dormindo e algemados". A risada da galera foi geral...

 FORA DE TEMPO

Ontem, caminhando na Praça da República, vi uns desocupados portando cartazes “FORA, EDMILSON, PREFEITO CORRUPTO" 

Um repórter de uma rádio aproximou-se de mim e indagou: “0 que o senhor acha disso? Respondi: “Acho que o protesto verdadeiramente benéfico deve ser feito no momento do voto, na urna eletrônica, não na rua, por gente paga para agir assim.”

GENTE QUERIDA, INESQUECÍVEL...

Meu mano Emir Bemerguy, dentista, poeta, professor e escritor. Aloísio de Andrade Melo, médico. São sempre lembrados com saudade por quem teve o prazer e privilégio de desfrutar de suas amizades.

domingo, 30 de julho de 2023

 EVANGELHO DESTA SEGUNDA-FEIRA 

Segundo Mateus:

Naquele tempo, Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.

Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, para se cumprir o que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo’

 LEITORADO

Quem pergunta é o Lázaro Santos, residente em Manaus:
"Mano, preferes Alter do Chão na época da cheia ou da vazante?"
Respondo: Todo tempo a Ilha do Amor é uma maravilha, mas quando as praias aparecem, é muito melhor.


 SEM VIOLÊNCIA

Com razão os torcedores do Clube do Remo estão chateados, decepcionados, revoltados e tristes com a má atuação do atual time de futebol que disputa a Série C, sempre jogando péssimamente. Há poucos dias, no Baenão, foram exibidas faixas com inscrições contrárias ao desempenho de dirigentes, atletas e comissão técnica do clube. Assim é que devem ser os protestos, pacificamente.

MERECIMENTO

O Centro Recreativo, de Santarém merece ser reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará. Sugiro que a Assembleia Legislativa faça isto através de um deputado ou uma deputada. Alô Maria do Carmo Martins, lute pra que seja concedido este título ao querido clube que eu presidi e o seu pai, Everaldo, também.

 LEITORADO

De Feliciano Mendonça, reside em Belém:

"Aquele empresário, dono de supermercado, que enche o saco nas redes sociais com o uso do bordão 'Bora Trabalhar', deve mudá-lo para 'Bora baixar os preços' ou 'Bora parar de roubar'. porque o seu supermercado é o líder da carestia dos produtos que vende".

OBRIGADO, AMIGOS(AS)!

Ao longo de12 anos de existência do meu blog O Mocorongo e desta minha página no Facebook desde 2017, tenho conquistado grandes amigos que me têm prestigiado com os seus acessos diários, os seus comentários sinceros e sempre assertivos, com palavras carinhosas que me incentivam a prosseguir procurando sempre agradá-los. É gratificante pra mim interagir diariamente com pessoas maravilhosas que abrem o seu coração, a sua vida, as suas angústias e as suas esperanças de forma verdadeira, sem Fake news, sempre respeitando as opiniões contrárias.

 QUE SEJA SEMPRE ASSIM...

Peço sempre a Deus que Santarém continue sendo uma cidade deslumbrante, belíssima, como a pérola que tão bem a simboliza. Aliás, Santarém é tão bela que "a gente até se espanta, pensando não ser real". Minha terra querida é uma maravilhosidade!

AMIGO, ATENÇÃO!

Ao retornar das férias, tenha calma, preste atenção, obedeça as sinalizações nas rodovias. Se beber, não dirija, é perigoso! Guarde distância entre o veículo que dirige e o que segue à sua frente. Obedeça os limites de velocidade. Assim, acidentes serão evitados e a sua vida preservada.

 TOMA-TE!

Isto é para os nojentos "secadores" que ontem torceram para o meu Clube do Remo perder e ser rebaixado. Vencemos, e o Leão está vivo! kkk...

 GRATA RECORDAÇÃO

Década de 70 - Eu e o meu saudoso amigo Reinaldo Teixeira Fernandes (in memoriam) em Alter do Chão. Além de ser um íntegro e competente magistrado da Justiça do Trabalho, Reinaldo era um torcedor apaixonado do São Francisco Futebol Clube, o Leão Azul santareno.

sábado, 29 de julho de 2023

 LEMBRAM DISTO?

"Pelo menos até aos anos 90, viajar de avião era muito agradável, com várias opções de voos e horários para quaisquer cidades brasileiras e países estrangeiros. Varig, VASP, Cruzeiro do Sul e varias outras empresas tinham agências em Santarém. Não existiam sites de vendas de passagens aéreas, as pessoas procuravam os agentes de viagens ou iam até a loja da empresa e compravam a sua passagem. Podia-se fumar dentro do avião, tudo em nome do conforto do passageiro. O serviço de bordo era outro diferencial. Bons sanduíches, saladas, comidas quentes, em quantidade e qualidade satisfatórias. Eram servidos, também, refrigerantes e até bebidas alcoólicas, bem diferente do péssimo tratamento dado aos passageiros, servindo no lanche apenas umas barrinhas e água. Quem desejar consumir coisa melhor, tem que pagar. E tudo é caro."

EVANGELHO DESTE DOMINGO 

Segundo Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.

O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.

O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.

Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.

LEITORADO 

De Orlando Campos Amorim, santareno, reside em Manaus:

"Credo! Como era horrível a Rua 24 de Outubro, em Santarém. Quem me mandou esta foto foi o filho do cearense Tenório, o terror das mulheres daquele tempo, morador desta rua. Ele era danado e até velha ele não dispensava, mas suas preferidas eram as mocinhas pobres que ganhavam dele bons presentes depois dos chamegamentos. Quando eu ia em algum lugar, minha mãe me abençoava assim: Deus te livre do Tenório. Ele foi assassinado por um marido ciumento cuja esposa confessou ter sido sua amante."

 LEITORADO

De Fernandinho Oliveira, professor, reside em Belém:

"Tenho saudade do tempo do meu Clube do Remo sem estádio, sem Centro de Treinamento, atolado de dívidas, mas com bom time, fazendo bonito em campo, com um time jogando com raça, fazendo a alegria de sua torcida, sendo destaque em todas as competições futebolísticas. Hoje, com um péssimo time composto de velhos sem garra, incapazes de fazer gols, correndo risco de ir ao fundo do poço e lá ficar na série D, só causa indignação, tristeza e raiva em seus torcedores. Eu, como remista de amor e paixão, era feliz e não sabia..."

 .


EVANGELHO DESTE SÁBADO 

Segundo Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.

O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.

O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.

Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.

sexta-feira, 28 de julho de 2023

QUE ASSIM SEJA...

De José Ronaldo Dias Campos:

"Meu padrinho é o meu currículo. Estarei no Conselho Seccional, em Belém, na próxima quinta-feira, dia 3/8, participando da escolha da lista sêxtupla do “Quinto Constitucional”. Espero que o binômio conhecimento/merecimento seja a régua utilizada  na seleção dos candidatos pelos conselheiros da OAB-PA. Nas mãos de Deus."

 MISSA PARA ALBA

 AGUENTA, POVO!

A Aneel decidiu: a partir de 07 de agosto, aumento de 18% na tarifa de energia elétrica no Pará.

 EVANGELHO DESTA SEXTA-FEIRA 

Segundo Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvi a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.

A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.

A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem outro sessenta e outro trinta”.

PARA REFLEXÃO

O falecimento de uma pessoa amiga ou de nossa família, deve servir para nos conscientizar, nos convencer de que devemos estar sempre preparados para a morte, procurando sempre ser mais generosos, humildes, sem ambições, sem vaidades, sem rancores, amando mais, sem cultivar sentimentos minúsculos, tentando pisar e menosprezar os nossos semelhantes. Deve servir para formarmos um novo modo de vida liberta dos preconceitos, mais solidários, humanos, fraternos, enquanto aguardamos o chamamento do Pai Celestial.

 LEITORADO

De Cândido Teixeira, bairro Sacramenta/Belém:

"Não dá pra ser diferente. Eu só assisto aos jogos de futebol, com o som da televisão desligado. Não suporto ouvir a gritaria de narradores(as) e os comentaristas falando besteiras... No rádio, em Belém, é insuportável e ridícula a atuação dos tais 'setoristas' de Remo e Paysandu".

 *** EB SOCIAL ***

Parabéns ao amigo Celso Matos, que troca de idade, hoje.

 *** EB SOCIAL ***

Laura Macedo Loureiro muda de idade hoje. Parabéns,  Laurinha, minha querida amiga

 SANTARÉM DA SAUDADE

Década de 50 - Usina Municipal de Eletricidade e o velho Mercado.

 *** EB SOCIAL ***

Hoje a Êgla Tatiana está aniversariando, recebendo o carinho do paizão Cícero Pereira e demais familiares, e dos amigos, também. Parabéns eu mando pra ela.

GRATA LEMBRANÇA

Faz tempo, mas não esqueco... Em 2009 tive o prazer de reencontrar em Santarém, caminhando na orla da Avenida Tapajós, esta minha querida professora dos tempos do curso primário do Ginásio Dom Amando: Maria Tereza Calderaro Miléo Câmara.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

 Como aprendiz de versejador, escrevi:

ACABOU A VERA PAZ 

O progresso foi incapaz

Ao nascer o cais do porto

De salvar a Vera Paz.

A praia sumiu

O rio poluiu

Agrediu-se a natureza

Acabou-se a beleza

O pôr do sol tão brilhoso

Foi encoberto, que maldade

Tudo o que era maravilhoso

Agora é só tristeza e saudade"

LEITORADO

De Raquel Souza, reside em Belém:
"Infelizmente tá acabando! O proximo final de semana será o último das férias de julho. Com certeza o movimento nas rodovias e praias será grande. Embarcações e ônibus lotados, milhares de pessoas se deslocando de suas casas para cidades do interior e até de outros Estados, em busca de lazer, mesmo que isto abale suas finanças. O balanço do que foi ou será gasto e como será pago, fica pra depois, afinal, o que importa é nóis gozar, agora, já." 

COISA NOSSA, DE SANTARÉM...

Quem mandou-me a foto afirma que isto é moqueca de pirarucú. Será do fresco ou defumado? Pra mim, tanto faz, de qualquer jeito eu adoro degustar esta comida deliciosa.

QUEM JÁ VIU?

Em quase todas as comunidades do interior do município de Santarém se vê uma Igrejinha da religião católica e uma Casa Paroquial, onde são realizados eventos (festas, reuniões, etc).

 ANTES E DEPOIS...

ECONOMIZAR É PRECISO!

Acabou-se o tempo em que levar lanche feito em casa para a praia era sinônimo de constrangimento. Quem se atrevia a romper o ‘código de conduta do bom banhista de classe média’, ocupando pedaços da praia com isopores contendo bebidas e alimentos, era alvo de olhares discriminatórios e rótulos pejorativos como “farofeiro” e “suburbano”. Hoje, devido à alta nos preços cobrados na faixa de areia, é cada vez maior o número de pessoas que recorrem ao bom e velho lanchinho caseiro. Em caixas e bolsas térmicas o menu é vasto e evita-se os preços impraticáveis, absurdos, cobrados nas praias de Salinas, Mosqueiro e Outeiro, por exemplo.

 UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Ontem, na Copa do Brasil, contra o Grêmio, ganhamos de 2×0. Se o resultado do jogo da volta, no Maracanã, for vitória ou empate, estaremos classificados para a final da competição cujo prêmio será de 70 milhões de reais.

 *** EB SOCIAL ***

Sérgio Campos é amigo do tipo especial, sempre junto e solidário em momentos bons ou ruins. Parabéns pelo seu aniversário.

 SANTARÉM DA SAUDADE

Os táxis eram do tipo Rural Willys, e sem taxímetro. O preço da "corrida" era acertado antecipadamente entre condutor do veículo e passageiro. Os pontos de estacionamento eram em frente ao Centro Recreativo e ao redor da Praça da Matriz.  O transporte de mercadorias eram feitos em caminhões e em carroças puxadas por animais.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

EVANGELHO DESTA QUINTA-FEIRA 

Segundo Mateus:

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.

Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.

Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.

Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.

TOMA-TE!

Ao receber esta foto eu disse ao remetente que não reconheci a pessoa fotografada. Peguei um esculacho: "Eras de ti, Ercio! Credo! Não te lembras desta bela jovem que disputou e venceu o concurso de Rainha do Encontro das Águas? Isto foi em 1977, no Tropical Hotel de Santarém. É a Luacy Matos Campos, filha do Orlando Cota, craque do futebol santareno do passado e sua esposa Lua Matos (falecida).

 LEITORADO

De Coriolando Vinagre, reside em Belém:

"Meu Deus! Aguenta coração azulino!Todo ano é assim: ansiedade, expectativa e muito sofrimento para saber se o Clube do Remo irá ou não prosseguir na competição. E este ano há risco de cair para a série D. A vibrante e apaixonada torcida Fenômeno Azul não merece isto. Os dirigentes e a Comissão Técnica do clube são culpados, só contratam jogadores ruins, desqualificados. Mudança, JÁ! Fora presidente e sua tropa de incompetentes e irresponsáveis".

A QUEM INTERESSAR

De vontade própria eu não estou incluído entre os participantes de grupos formados no watsapp, por exemplo. Em um ou dois deles fui posto por quem os criou, porém, participo muito pouco, por falta de tempo. Mas, acho muito bom este tipo de  comunicação e relacionamento entre pessoas amigas..

EVANGELHO DESTA QUARTA-FEIRA 

Segundo Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”

 CLONANDO PENSAMENTO

"Como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia de hoje, dizer: realizei um gesto de amor pelos outros!" - (Papa Francisco)

NETOS E NETAS, ATENÇÃO!

Comemora-se hoje o Dia dos Avós. . Se você ainda tiver avós vivos, ligue pra eles. E, se puder, visite-os, ou mandem um alô por aqui. Eles merecem! Vovó Chiquinha (foto), mãe do meu pai Vidal, um beijo, sinto saudade de você.

 *** EB SOCIAL ***

Jerffeson Miranda festeja hoje o seu aniversário. Parabéns, amigão!

 *** EB SOCIAL ***

Parabéns ao meu prezado amigo Emanuel Matos, bom mocorongo

terça-feira, 25 de julho de 2023

 COP30

Para não passar vergonha, o governo do Pará deve impedir que esse bando de venezuelanos(as) continue a expor crianças, inclusive de colo, ao pedirem esmolas nas esquinas de Belém. Gente, isto é crime! Cadê o MP e as tais entidades que se dizem defensoras dos direitos das crianças e adolescentes?

CLONANDO PENSAMENTO 

De Raul Seixas:

"Ninguém tem o direito de me julgar a não ser eu mesmo. Eu me pertenço e de mim faço o que bem entender."

EU PENSO ASSIM...

A melhor maneira de fazer bem aos pobres não é dar-lhes esmolas, e sim, fazer com que possam viver sem esmolas.

 GENTE QUERIDA

Joaquim de Lira Maia. Alguém disse, acertadamente, que, “no exercício de cargo público, o importante não é ser, é ter sido. Deve-se exercê-lo de modo que, ao deixá-lo, mereça sempre boas lembranças e a gratidão da sociedade.” Assim fez Lira Maia, ex-prefeito de Santarém, ex-deputado estadual e federal, que continua sendo um cidadão muito benquisto.

 SANTARÉM DA SAUDADE 

Na época da festividade de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, era armada a Barraca da Santa no calçadão em frente à Praça da Matriz, onde hoje é parte da orla da Avenida Tapajós, para venda de bebidas e refeições. Um detalhe: quase todas as comidas e os doces colocados à venda eram doações das famílias católicas que faziam questão de colaborar como pagamento de promessas feitas à Santa padroeira. Lembro-me muito bem que a minha mãe era uma das doadoras e, por muitos anos, fui o portador de um pudim de pão que ela preparava com muito esmero e carinho. Eram também doados animais bovinos para serem leiloados na manhã do dia do encerramento da festividade, evento bastante concorrido, presentes muitos endinheirados que, com generosos lances, arrematavam tudo.

FACINHO...

Um leitor do meu blog, que infelizmente não identificou-se, enviou-me  esta foto, com um desafio: “Ercio, se realmente conheces a tua terra natal, me diz que local é este de Belterra da década de 70?”
Respondo: "É a charmosa Estrada 8"

 *** EB SOCIAL ***

Dona Miranil Marques completa hoje 94 anos, feliz e com saúde. Parabéns!

segunda-feira, 24 de julho de 2023

EVANGELHO DESTA TERÇA-FEIRA 

Segundo Mateus:

Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

 GRATA LEMBRANÇA

Quando eu atuava no rádio santareno, muitas vezes tive o prazer de ser mestre-de-cerimônia de diversas eventos sociais. Por exemplo, em 1979 fui o apresentador das jovens debutantes do Centro Recreativo, entre elas, a Rosana Cristina Oliveira Lobato que na foto aparece no seu desfile, sendo acompanhada por seu pai, Chico Coimbra Lobato. Outra que também debutou foi a Célia Carolina de Vasconcelos Wanghon.

BOAS PEDIDAS...

Para quem estiver neste mês de julho em Alter do Chão e Ponta de Pedras, em Santarém, eu sugiro para almoço, tambaqui assado na brasa. E, para tira-gosto, charutinho frito e bolinho de piracuí. Espero que os preços não estejam altos.



TRISTEZA

Morreu Socorro Alencar. Vai em paz, querida amiga e ex-colega de trabalho no Basa, em Santarém. Sentiremos saudade de ti, pois a saudade só sente quem ama... Nossa gratidão ao nosso Pai do Céu, pela tua existência sempre alegre e solidária. Aos teus familiares, meus pêsames.