GRATA LEMBRANÇA
Dos dirigentes do Centro Recreativo, clube social de Santarém, recebi uma medalha que simboliza a minha gestão como seu presidente no período de 1979 a 1981. Reitero a minha gratidão por essa honrosa e espontânea homenagem do referido clube, cuja sede, após sua completa revitalização, está belíssima, sendo o point preferido para os grandes acontecimentos sociais da Pérola do Tapajós.Fale com este blog
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".
terça-feira, 31 de outubro de 2023
LEITORADO
De Félix Santos, residente em Santarém:"Prefeito Nelio Aguiar, não lhe causa vergonha a situação das praças de Santarém, que estão completamente abandonadas? A da Matriz, então, está acabada, transformou-se em camelô e até os bancos (foto) estão uma lástima. A Rodrigues dos Santos não existe mais, agora é estacionamento de carros. A do Mirante, suja, feia, é refúgio para os consumidores de drogas. Seu mandato está terminando e seu governo sempre será lembrado negativamente por causa de coisas como esta. Não caia na besteira de indicar candidato à sua sucessão porque a derrota será certa, inclusive sem o meu voto e da minha família."
REMO QUITOU DIVIDAS NO TRT
Não é preciso questionar, querer saber quem foi que pagou e quanto pagou do montante da dívida existente na Justiça do Trabalho e que há vários anos abalava o conceito e as finanças do Clube do Remo com bloqueio de rendas de seus jogos, ameaças de leilão de sua sede social e do Estádio Baenão. Vale a pena festejar, como aliás aconteceu na sede do TRT/Belém (foto), dia 30, a quitação total da dívida. Parabéns à atual diretoria presidida por Fábio Bentes e as anteriores que também pagaram valores das parcelas mensais acordadas judicialmente.VÃO LÁ, É MUITO BOM!
Festival Gastronômico do Charutinho será realizado de 10 a 12 de novembro na Comunidade de Ponta de Pedras, localizada a cerca de 36 quilômetros de distância do centro da cidade de Santarém. O evento é promovidos pela Associação de Moradores Nossa Senhora das Graças, comunidade de Ponta de Pedras Eixo Forte.
HOJE É O DIA DA POESIA
No Brasil, a data foi criada em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes da literatura brasileira. Nas pessoas de Francisco Edson Oliveira, Renato Sussuarana e Neucivaldo Moreira, meus diletos confrades da Academia de Letras e Artes de Santarém, cujas obras poéticas são excelentes, cumprimento os poetas em geral.
segunda-feira, 30 de outubro de 2023
EVANGELHO DESTA TERÇA-FEIRA
Segundo Lucas:
Naquele tempo, Jesus dizia "A que é semelhante o Reino de Deus,
e com que poderei compará-lo?
Ele é como a semente de mostarda,
que um homem pega e atira no seu jardim.
A semente cresce, torna-se uma grande árvore,
e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos".
Jesus disse ainda:
"Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus?
Ele é como o fermento que uma mulher pega
e mistura com três porções de farinha,
até que tudo fique fermentado".
LEITORADO
De Caetana Nogueira, economista, bairro Jurunas/Belém:"Sinceramente, eu admiro, sou fã dos homens e das mulheres que exerceram com altivez cargos importantes nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e que após encerrados os seus mandatos ou são aposentados, vivem de modo muito discreto, não se metem em política, não brigam com ninguém, enfim, preservam sua dignidade. Detesto aqueles e aquelas que mesmo fora do poder, no ostracismo, vivem de narizes empinados. É o tipo de gentalha ridícula. Exemplo? Deixa pra lá..."
BOTAFOGO ESTÁ COM MEDO
Colunista do “UOL“, o jornalista Julio Gomes analisou a derrota do Botafogo para o Cuiabá por 1 a 0, ontem à tarde no Estádio Nilton Santos, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo o comentarista, o Alvinegro, líder da competição, está com os nervos à flor da pele e, por isso, não superou a retranca da equipe adversária. — O Botafogo não mereceu perder para o Cuiabá em casa, mas perdeu. Já ganhou jogos em que não merecia ter vencido, faz parte do futebol. Por que não venceu neste domingo? Não venceu porque está morrendo de medo de perder o campeonato. A tensão já tomou conta do time, da torcida, do ambiente inteiro. E o nervosismo é um grande inimigo do sucesso no futebol. Foram, sei lá, 30 finalizações. Se fossem 60, não entraria nenhuma – escreveu.
FARTURA DE PEIXES
Apesar da estiagem dos rios Amazonas e Tapajós, o abastecimento de peixe nas feiras e mercados de Santarém continua normal. Tambaqui, tucunaré, pirarucú, charutinho, acari e outras espécies, com bons preços, estão à disposição dos consumidores, foi o que eu vi no Mercadão 2000 e Feira do Tablado.
GRATA LEMBRANÇA
Na sessão de instalação da Academia Paraense de Letras Jurídicas, ocorrida no dia 18 de março de 1992, eu e minha esposa Albanira (ocupa a cadeira de número 40, cujo patrono é Silvio Hall de Moura), posamos para esta foto, ladeando o saudoso jurista Egídio Machado Sales, o primeiro presidente da citada instituição.
Detalhe: Na referida sessão, a cantora Adriane Queiroz e a pianista Jacqueline Malcher, interpretaram a "Canção de Alter do Chão" (letra de João de Jesus Paes Loureiro e música de Wilson Fonseca) e "Quando Canta o Uirapuru" (letra de Emir Bemerguy e música de Wilson Fonseca - maestro Isoca)
EVANGELHO DESTA SEGUNDA-FEIRA
Segundo Lucas:
Naquele tempo, Jesus estava ensinando numa sinagoga,
em dia de sábado.
Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos,
estava com um espírito que a tornava doente.
Era encurvada e incapaz de se endireitar.
Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse:
"Mulher, estás livre da tua doença".
Jesus colocou as mãos sobre ela,
e imediatamente a mulher se endireitou,
e começou a louvar a Deus.
O chefe da sinagoga ficou furioso,
porque Jesus tinha feito uma cura
em dia de sábado.
E, tomando a palavra,
começou a dizer à multidão:
"Existem seis dias para trabalhar.
Vinde, então, nesses dias para serdes curados,
mas não em dia de sábado".
O Senhor lhe respondeu:
"Hipócritas!
Cada um de vós
não solta do curral o boi ou o jumento,
para dar-lhe de beber,
mesmo que seja dia de sábado?
Esta filha de Abraão,
que Satanás amarrou durante dezoito anos,
não deveria ser libertada dessa prisão,
em dia de sábado?"
Esta resposta envergonhou
todos os inimigos de Jesus.
E a multidão inteira se alegrava
com as maravilhas que ele fazia.
É CAMPEÃO! É CAMPEÃO!
Nos bons tempos do futebol santareno, os clubes campeões recebiam troféus e seus atletas, dirigentes e alguns dos seus torcedores recebiam faixas que lhes eram entregues por "madrinhas" ou "padrinhos" escolhidos por eles. Na foto, um apaixonado torcedor do São Francisco após receber sua faixa, posa ao lado de sua bela madrinha. Quem são ele ela?domingo, 29 de outubro de 2023
LEITORADO
De Flaviano Monteiro, santareno, reside em Belém:
"Em Santarém, a Guarda da Imaculada é composta por homens e mulheres (foto) que de forma voluntária atuam na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, em eventos religiosos, principalmente no Círio. Em Belém, a Guarda de Nazaré conta com aproximadamente 2000 integrantes, todos do sexo masculino. Alguém sabe explicar o motivo dessa discriminação contra as mulheres católicas?"
LEITORADO
De Regiane Linhares:
"Ercio, sou santarena, enfermeira, resido aqui em Fortaleza desde 1982 e estou planejando visitar a minha terra querida no próximo mês de dezembro. Alguém sabe me informar se em algum clube social ou mesmo organizado por particulares, serão realizados eventos como reveillon, por exemplo? Estranho que não estejam sendo anunciadas coisas desse tipo, como é feito em cidades como Fortaleza e Natal, onde o incentivo ao turismo é grande e constante".
sábado, 28 de outubro de 2023
EVANGELHO DESTE DOMINGO
Segundo Mateus:
Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus
tinha feito calar os saduceus.
Então eles se reuniram em grupo,
e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo:
"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"
Jesus respondeu:
"'Amarás o Senhor teu Deus
de todo o teu coração, de toda a tua alma,
e de todo o teu entendimento!'
Esse é o maior e o primeiro mandamento.
O segundo é semelhante a esse:
'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'.
Toda a Lei e os profetas
dependem desses dois mandamentos"
sexta-feira, 27 de outubro de 2023
O AMOR É LINDO!
Quem conta é Adalberto Lins, leitor do meu blog, residente no bairro Sacramenta/Belém:
“Ontem, na esquina de uma movimentada avenida no centro de Belém, presenciei a briga de um casal. A mulher, aos gritos, disse ao homem que estava ao seu lado: “És o autor do meu infortúnio, túmulo da minha alegria, abismo da minha infelicidade”. Ele, calmamente, respondeu: “Eu te amo, prometo que mudarei o modo de te tratar, não vou mais te trair. Por favor, amor, acredita que eu te adoro, me perdoa!” ... Se abraçaram, se beijaram e, agarradinhos, pegaram o ônibus que acabara de chegar, e foram curtir o chamado ‘amor bandido’.”
ADEUS, FLUMINENSE...
Amigo meu, pelo Watsapp me diz que o imóvel onde há muitos anos era a sede do Fluminente, em Santarém, foi vendida, mas omitiu nomes do vendedor e do comprador que, pra mim, não interessa saber quem é quem, muito menos o motivo da venda. Apenas lamento, porque frequentei muito essa casa desse clube querido comandado muito bem pelo Elvio Fonseca e depois pelo seu filho Eduardo. Músicas românticas, dança à base do "agarradinho", tranquilidade e muito respeito entre os frequentadores, eram os ingredientes que garantiam a realização, há décadas, das festas às sextas-feiras, no amplo salão da sede social do Fluzão santareno. Era uma tradição, uma opção adequada para quem queria desfrutar de momentos prazerosos. Inúmeras vezes participei dessas festas sempre recebido cordialmente pelo Elvio e Eduardo. Acomodava-me em uma das mesas no salão ou no terraço e, após saborear umas duas ou três "geladas", eu sentia que o som musical era um convite irresistível para dançar e, logo, logo, ia "tirar" uma das damas para bolerar, sambar, forrosear ou até mesmo valsear.
A quantidade de pessoas presentes não importava, o que valia mesmo era o perfil dos homens e das mulheres que, em quase toda a sua totalidade, eram da Velha Guarda, mas que causavam inveja a qualquer jovem ao dançarem agarradinhos e com admirável aptidão, um bolero, samba, forró ou um brega arretado, que eram os ritmos predominantes e preferidos de todos(as) que já estavam acostumados a frequentar o referido clube, onde o saudosismo e o amor estavam sempre na moda. Ah! Avisos afixados na porta de entrada alertavamm que tanto os homens como as mulheres, se apresentassem com trajes decentes, nada de bermudas e chinelões.
Vários grupos musicais, com excelentes cantores interpretavam antigos sucessos de Altemar Dutra, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos, do tipo "seresta". Músicas que embalavam os corações apaixonados, isto porque, como já disse alguém, "enquanto existir casais que se amam, o romantismo e as serenatas não desaparecerão". Algumas vezes, a tentativa de uma nova conquista se tornava inútil quando a pretendida, inspirada na música que tocava, confessava que de nada adiantavam os galanteios porque..."conheço bem/ tuas promessas/ outras ouvi/ iguais a estas/ esse teu jeito de enganar/ conheço bem"... Mas, como eu disse antes, o ambiente no Fluminense era dos melhores e diferente, a tradição falava mais alto e, na sintonia do prazer e da emoção, todos os que lá estivessem viviam em paz com a vida, isto eu garanto. No baile do clube tricolor muita gente descobriu o seu jeito de ser feliz, amando e sendo amado intensamente.
quinta-feira, 26 de outubro de 2023
EVANGELHO DESTA SEXTA-FEIRA
Segundo Lucas:
Naquele tempo, Jesus dizia às multidões:
"Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente,
logo dizeis que vem chuva.
E assim acontece.
Quando sentis soprar o vento do sul,
logo dizeis que vai fazer calor.
E assim acontece.
Hipócritas! Vós sabeis interpretar
o aspecto da terra e do céu.
Como é que não sabeis
interpretar o tempo presente?
Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
Quando, pois, tu vais com o teu adversário
apresentar-te diante do magistrado,
procura resolver o caso com ele
enquanto estais a caminho.
Senão ele te levará ao juiz,
o juiz te entregará ao guarda,
e o guarda te jogará na cadeia.
Eu te digo:
daí tu não sairás,
enquanto não pagares o último centavo".
TIETAGEM
Estava eu dando uma volta na parte interna do Mercadão 2000 e fui abordado por um simpático e alegre cidadão que foi logo dizendo: "sei que você é o Ercio Bemerguy e sou seu fã e leitor do seu blog". Não o conhecia, mas foi um prazer imenso abraçá-lo e ser fotografado ao lado do Eudes Portela.
RIVALIDADE SEM BRIGA
Em Belterra, visitei os meus amigos Léo e Paulo Feitosa, antigos moradores da Vila Mensalista. Um é torcedor do Fluminense e o outro do Botafogo, inclusive nas cadeiras existentes na frente de suas casas eles mandaram pintar escudos destes dois clubes cariocas. Apesar da rivalidade clubistica, eles convivem em paz. Ficaram felizes com a minha presença e me serviram um cafezinho muito gostoso.