Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Lula cogita nomear sucessor de Erenice só depois das eleições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cogita não nomear o sucessor definitivo de Erenice Guerra na Casa Civil agora ou na semana que vem. Lula pode esperar até depois da eleição de 3 de outubro.Por enquanto, ficará na cadeira interinamente o secretário-executivo da Casa Civil, Carlos Eduardo Esteves Lima.

A queda de Erenice atordoou o Planalto. A ordem agora no governo é tentar reduzir a temperatura do caso.Há também dois outros argumentos contra uma indicação já.

Um argumento político é que ao nomear alguém agora como ministro da Casa Civil Lula estaria criando um ruído com Dilma Rousseff (PT), até o momento a favorita. Se for indicado algum nome forte politicamente Lula daria, mesmo de forma inadvertida, um recado: quero essa pessoa também no governo Dilma.

E há um argumento operacional para deixar a nomeação para o período pós-eleitoral. É que o novo ministro da Casa Civil vai cuidar da transição entre governos. Mesmo que seja Dilma a eleita, será uma nova administração a partir de 1º de janeiro de 2011.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, passou a ser cogitado para a função, pela desenvoltura política demonstrada ao longo do governo. Ele entrou em férias esta semana para se dedicar à campanha eleitoral no Paraná.

A Folha também apurou que a coordenadora-geral do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Miriam Belchior, cotada para o lugar de Erenice, perdeu força nas últimas horas porque ela está com receio de assumir o cargo e virar alvo da imprensa.

Miriam não foi chamada para conversar com o presidente, apesar de ter sido avisada da possibilidade de virar ministra. Ela, porém, está reticente em aceitar. (Na Folga Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário