Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Contribuinte pode declarar IR com multa a partir de amanhã (2)

O contribuinte que não entregou a declaração do IR (Imposto de Renda) até as 23h59min59s de ontem terá de esperar até amanhã, quinta-feira (2), para acertar suas contas com o leão.

A Receita Federal desligou o sistema de recepção das declarações desde a meia-noite de ontem e só vai recolocar o programa para os retardatários acertarem suas contas com o fisco na internet às 8h (horário de Brasília) de amanhã.

O programa gera a notificação da multa por atraso na entrega da declaração e o respectivo Darf para pagamento. A multa para quem entregar com atraso é de 1% ao mês sobre o IR devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo, de 20%. Se não houver imposto a pagar, a multa é de R$ 165,74.

Após enviar a declaração, tanto o contribuinte que tiver restituição como o que ainda tiver imposto a pagar terá de imprimir o Darf para pagar a multa. No caso dos que têm imposto a pagar, será preciso também imprimir o Darf para da primeira parcela (ou única), que vence no dia 31 de maio. A cota terá correção de 1%.

O contribuinte que já enviou a declaração e tiver de retificá-la também usará o mesmo programa. Na ficha Identificação do Contribuinte, será preciso indicar duas coisas: que se trata de declaração retificadora e mencionar o número do recibo de entrega da já enviada neste ano. Feitas as correções, basta enviar.

Na retificação feita a partir de amanhã não é mais possível mudar a forma de tributação. Assim, quem usou o modelo completo não pode agora usar o simplificado --e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário