Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 29 de abril de 2014

Evangélicos dizem que novela promove umbanda

Um grupo de evangélicos está promovendo uma campanha na internet contra a novela das 18h, “Meu Pedacinho de Chão”, da Globo. Eles acusam a trama de Benedito Ruy Barbosa de fomentar a umbanda, como relata o Notícias da TV, do UOL.

Uma publicação, com mais de 85 mil compartilhamentos no Facebook, diz que “a trama é ambientada em um terreiro disfarçado e os nomes dos personagens contêm referências à religiao afro-brasileira”. - “Descobri que a Vila de Santa Fé [cidade fictícia da novela] é um terreiro e que os nomes dos personagens são de umbanda”, diz a publicação. Coronel Epaminondas (Osmar Prado), chamado de Coronel Epa, seria uma referência à saudação Epa Babá ao Orixá Oxalá, um dos mais cultuados das religiões africanas. Já o violeiro Viramundo (Gabriel Sater), segundo o texto, seria uma variação do Exu Gira Mundo.

Até as crianças da novela teriam significados. “Serelepe: seus sinônimos são Gay, excitado, inquieto, danado, caxinguelê, conhecido na umbanda como Joãozinho, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio e Serelepe da Umbanda”, diz o texto. Já a menina Pituca seria uma referência à “boneca Pituca, esoterismo e ocultismo, Famosa mãe de santo, e filha de orixá”.

Essa não seria a primeira novela da Globo boicotada por religiosos. O caso mais recente aconteceu em 2012, quando fiéis da Igreja Universal fizeram campanha na internet contra “Salve Jorge”, de Glória Perez. Na época, o bispo Edir Macedo escreveu que São Jorge, venerado pelo catolicismo e por religiões afro-brasileiras, é um “deus pagão travestido de santo”.

A TV Globo esclarece que “Meu Pedacinho de Chão” não é inspirada na umbanda e não faz nenhuma referência a ela. (Dol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário