Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Hospital de Santarém já pode fazer transplante de rim

Jornal Amazônia
Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), sediado em Santarém, está autorizado desde o dia nove deste mês, pela Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a fazer transplante de rim. A autorização do MS consta de uma Portaria da Secretaria de Atenção à Saúde.

A captação de órgãos foi implantada há dois anos e já beneficiou dezenas de pessoas que estavam na lista de espera por um órgão. O primeiro transplante de fígado realizado em toda a Região Norte do País foi possível após uma captação de órgãos realizada no HRBA. Para a viabilização do serviço de transplante de rim ainda falta implantar algumas etapas administrativas como, por exemplo, o provisionamento de recursos financeiros para estruturação da equipe e aquisição de equipamentos.

Para o Secretário de Saúde do Pará, Hélio Franco, a habilitação do HRBA pelo Ministério da Saúde é mais um passo da política estadual para qualificar os serviços médico-hospitalares no interior do Estado. “É uma resposta efetiva da estratégia de interiorização dos atendimentos de alta complexidade, criada com a rede de hospitais regionais”, acrescenta o secretário.

A equipe do HRBA já está escalada e será composta por três nefrologistas e um urologista. São os eles: Emanuel Pinheiro Espósito (Nefrologista), Alberto Mariano Gusmão Tolentino (Urologista), Ivaneide Kzarina Olaia Ribeiro Pantoja (Nefrologista) e Júnior Aguiar Azevedo (nefrologista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário