Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 25 de outubro de 2014

Dom Orani prega a misericórdia

Cerca de 3 mil católicos lotaram a Basílica Santuário de Nazaré, ontem à noite, para um reencontro com o cardeal arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. O sacerdote exortou os cristãos a darem testemunho do amor e da misericórdia de Deus, que têm como exemplo as trajetórias de Jesus Cristo e Maria, Mãe da Misericórdia. Na homilia da primeira missa que celebrou como um dos cardeais do Brasil, e junto com membros do clero da Arquidiocese de Belém, dom Orani enfatizou que nesses tempos de final da quadra nazarena os cristãos devem atentar para o fato de que o Círio de Nazaré externa a misericórdia divina: uma pequena imagem é conduzida por milhões de pessoas. Ele disse, ainda, que, neste tempo de eleições, opiniões divergentes não devem sobrepujar que “somos todos irmãos enquanto Igreja, em Deus”.

Da missa participaram o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira; os bispos auxiliares dom Teodoro Tavares Mendes e Irineu Roman; o arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico, e o reitor da Basílica Santuário, padre José Ramos. Dom Orani lembrou que no 3º Congresso Apostólico Mundial da Misericórdia, realizado de 15 a 19 de agosto passado em Bogotá, na Colômbia, houve vários testemunhos da misericórdia de Deus. “Devemos dar o nosso testemunho como cristãos da misericórdia de Deus diante de rancores, dores que nos colocam uns contra os outros”, salientou o cardeal. Dom Orani ressaltou que dom Alberto Taveira lembra sempre do posicionamento do papa Francisco, enfatizando a misericórdia como prática indispensável à convivência harmoniosa dos seres humanos no mundo, em particular norteando a Igreja “que deve ir ao encontro dos mais machucados”.

O cardeal ressaltou sua preocupação com os conflitos no Oriente Médio, e reforçou que a partir da Igreja os cristãos podem ter atitude de misericórdia visando a convivência na diversidade. Destacou que, nas famílias, o desafio dos pais diante das novas mentalidades deve ser encarado tendo como parâmetro o exemplo dado por Jesus Cristo e Maria, Mãe da Misericórdia. Ao final da pregação, o cardeal foi muito aplaudido pelos fiéis.

Aos 64 anos de idade, 40 dos quais de sacerdócio a serem completados em dezembro, dom Orani Tempesta comentou, após a missa, que a experiência da vida religiosa no Rio de Janeiro tem sido enriquecedora pelo contato com o povo carioca, que enfrenta muitas dificuldades mas mantém o sonho de uma vida melhor e se mostra fiel à Igreja Católica. “É sempre uma grande alegria voltar a encontrar o povo de Belém, dividir o que aprendi. E aprendi muito aqui, em Belém, e a recepção é sempre muito carinhosa”, afirmou.  (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário