O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai aproveitar uma reunião com os prefeitos eleitos, marcada para 10 de fevereiro, para cobrar compromissos em áreas como educação, saúde e cidadania. Brincando que normalmente são os prefeitos que apresentam sua pauta de reivindicação, Lula disse que no encontro inverterá esse processo.
Para o presidente, é preciso pactuar com os prefeitos e governadores para que as políticas aprovadas em Brasília cheguem à periferia das cidades. Lula quer que os gestores que assumirem os governos municipais em 1º de janeiro se comprometam a erradicar o analfabetismo e a desnutrição infantil e a criar mecanismos para universalizar o registro civil no país.
- Vou apresentar uma pauta de reivindicação que acho positiva e necessária. Por exemplo: como acabar com o analfabetismo neste país? Como a gente alfabetiza toda essa gente sem a participação dos prefeitos? Quem conhece a periferia de cada cidade, o interior, o campo são os prefeitos. Então o que quero é pactuar com eles esse compromisso. A segunda coisa é a questão da mortalidade infantil. Se os prefeitos não assumirem a responsabilidade de detectar em seu município, na mais longínqua periferia, os problemas reais, muitas vezes a política pública não chega a essas pessoas. As declarações de Lula foram feitas durante discurso na cerimônia de sanção do projeto de lei que cria os institutos federais de educação. Fonte: O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário