Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 3 de janeiro de 2009

Oscar seleciona documentário sobre a irmã Dorothy Stang

Uma freira septuagenária brutalmente assassinada, um suspeito conhecido como Taradão e a multifacetada disputa entre conservação e exploração da Amazônia poderiam ser elementos caricaturais demais para uma história de ficção. Para a sorte do documentarista norte-americano Daniel Junge, porém, é tudo verdade e o resultado tem potencial para Oscar.
A Academia de Hollywood incluiu "Mataram a Irmã Dorothy", de Junge, entre os 15 pré-selecionados ao Oscar de melhor documentário de 2009 os cinco indicados serão anunciados no próximo dia 22. A partir de 400 horas de gravação, o documentário aborda as forças envolvidas na morte da missionária conservacionista Dorothy Mae Stang, de Ohio (EUA), assassinada a tiros aos 73 anos, em fevereiro de 2005, em Anapu (oeste do Pará).

"Se eu tivesse escrito a trama, ninguém acreditaria", disse Junge à Folha, por telefone, de Denver. "Foi uma tremenda sorte encontrar personagens tão fantásticos em todos os lados da história. Mas, se você for ao Pará e passar um tempo em Belém, vai encontrar pessoas como aquelas, quase teatrais."

Além de Dorothy, que surge em imagens de arquivo, e de seu irmão, David, que foi ao Pará seguir as investigações, Junge destaca os pistoleiros, os acusados de serem mandantes do crime --Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, e Vitalmiro Bastos de Moura (Bida)- e os advogados de defesa do último.

O filme acompanha as condenações iniciais dos pistoleiros, de um intermediário e de Bida. Mas a história continua a sofrer reviravoltas, após as gravações. Bida foi inocentado em um segundo julgamento e está de volta ao Pará. Taradão, que havia ficado preso por mais de um ano e depois fora solto, voltou a ser preso no último dia 26, acusado de grilagem. Ele estaria negociando o pedaço de terra que levou à morte de Dorothy - o lote 55, disputado por pecuaristas e assentados do Programa de Desenvolvimento Sustentável (PDS), que a missionária liderava.

"Mataram a Irmã Dorothy" também foi pré-selecionado para indicação ao Oscar por melhor canção original por "Forever", de Bebel Gilberto. A narração é de Martin Sheen (em inglês) e Wagner Moura (em português).
Após vencer o South by Southwest Film Festival (Austin, Texas), o filme foi comprado pela HBO, responsável pela distribuição nos EUA. No Brasil, a MovieMobz planeja lançá-lo em 13 de fevereiro. (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário