Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 26 de março de 2010

Contaminação atinge 100% de três hortaliças à venda

Uma pesquisa realizada por um biólogo da Universidade Federal do Pará revelou que a alface, o agrião e o coentro vendido em feiras e supermercados de Belém apresentam grau alarmante de contaminação: todas as amostras avaliadas, colhidas em hortas na Região Metropolitana ou coletadas em supermercados e feiras da capital apresentavam cistos, larvas ou ovos de parasitas intestinais. Entre os mais comuns detectados nas amostras estavam a ameba, a giárdia e a lombriga. O professor Samuel da Luz Borges, autor do estudo, afirma ter escolhido a alface, o agrião e o coentro pelo fato de as três hortaliças serem consumidas cruas, sem cozimento. Nas três espécies, o pesquisador identificou 100% de contaminação. "Não houve sequer uma amostra que eu pudesse dizer que tinha encontrado uma exceção, todas estavam contaminadas", afirma o pesquisador.

Os exames foram realizados ao longo do ano de 2009 no Laboratório de Patologia Clínica das Doenças Tropicais da UFPA e os resultados foram apresentados ontem, em forma de trabalho de dissertação de mestrado do biólogo. As amostras foram colhidas entre dezembro de 2008 e novembro de 2009 em cinco feiras de Belém, nas lojas de uma rede de supermercados e em três hortas fornecedoras do produto na Região Metropolitana. No laboratório Samuel identificou 2.316 formas evolutivas dos enteroparasitas. Destas, ele destacou a presença de 11 mais comuns e graves, além de ácaros e parasitas de cães e aves. (Fonte: Amazônia)

Na lista das doenças relacionadas aos vermes identificados, Samuel destaca as que acometem sobretudo as crianças, provocando a instalação de quadros de desnutrição e deficiência no desenvolvimento físico, psicossomático e social. Entre elas, o pesquisador cita a amebíase, a cisticercose (a conhecida solitária) e a enterobíase, popularmente conhecida como "tuxina".

Evitar a contaminação por essas doenças não requer mais do que um pouco de atenção e cuidado na hora de preparar o alimento. Samuel Borges cita a eficácia do método da incubação (em que a hortaliça é mergulhada por um período determinado em uma solução de hipoclorito de sódio). Vinte minutos em uma solução de hipoclorito é o suficiente para eliminar 99,5% dos enteroparasitas que vão de carona com o alimento, afirma o pesquisador. Uma solução à base de vinagre, presente em qualquer cozinha, elimina 99,4% dos parasitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário