O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (8), que o Brasil hoje quer competir em igualdade de condições com outros países, e comparou os EUA a um elefante que se "borra" perto de um ratinho.
Lula falou em Uberlândia (MG), na inauguração de um armazém graneleiro da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), e referia-se a disputas comerciais com potências como Estados Unidos e Europa.
"Ou seja, hoje, o Brasil respeita os Estados Unidos, hoje o Brasil respeita a Europa, mas hoje o Brasil é dono do seu nariz, anda de cabeça erguida e nós queremos competir em igualdade de condições", disse Lula.
O presidente lembrou o contencioso com os EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a questão do algodão, uma disputa que o Brasil ganhou, embora os EUA não tenham cumprido totalmente as determinações do órgão.
E acrescentou: "Acabamos de fazer uma briga com eles (europeus) sobre o açúcar e ganhamos". Segundo Lula, antigamente diziam para não brigar com os Estados Unidos e Europa, porque "são muito grandes".
"Ora, meu filho, um elefante é daquele tamanhão; a tromba do elefante vale uns dez ratos, mas coloque um ratinho perto do elefante para ver como o bicho tem medo e se borra", afirmou o presidente.
As duas disputas comerciais na OMC vencidas pelo Brasil, entretanto, foram iniciadas no governo Fernando Henrique Cardoso. (Em O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário