Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Imprevistos atrasaram apuração no Pará

A Justiça Eleitoral do Pará conseguiu concluir a apuração dos votos destas eleições somente às 13 horas de ontem (4). Foram 20 horas de espera após o encerramento da votação. No meio do caminho, percalços na transmissão de dados dificultaram a contagem dos votos.

"Nós nos empreendemos a fazer um trabalho como nunca antes havia sido feito, que era a criação de uma logística capaz de suprir as deficiências de um Estado com as dimensões continentais como as do Pará. Porém, mesmo a melhor tecnologia que se apronte, se quebra diante da força da natureza", afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador João Maroja.

No dia 3 de outubro já se sabia que três zonas eleitorais não conseguiriam totalizar a apuração: Chaves e Portel, na região do Marajó e Jacareacanga, na região oeste do Estado. O município de Chaves foi o primeiro pendente a concluir seu processo de votação, por volta de 9h54 de ontem. A falta de energia elétrica inviabilizou a transmissão dos dados via satélite e o material teve que ser entregue de barco.

Em Portel, a apuração só foi transmitida à Justiça Eleitoral às 11h46 de ontem. Isto porque uma das lanchas voadeiras usadas para buscar os dados de uma aldeia indígena localizada na localidade do Alto Anapu naufragou ainda na noite de domingo, na baía de Anapu. Além dos chips com os dados de votação, algumas pessoas estavam na embarcação, dentre elas, quatro policiais militares, quatro mesários e um servidor do TRE. "Por sorte o resultado foi resguardado e ninguém se feriu. Eles foram resgatados por um barco de linha que passava no local", afirmou o desembargador João Maroja.

No município de Jacareacanga, a seca do rio inviabilizou o trajeto de barco, que seria feito em seis horas, para buscar os votos de uma aldeia indígena da região. Com isso, foi preciso acionar um helicóptero, que levou os dados para a sede do município, por volta das 13 horas.

Em todo o Estado, parte dos 357 pontos de transmissão de dados via satélite falharam. Em Santarém, dos 14 pontos, apenas três funcionaram. Em uma seção eleitoral de Belém as urnas eletrônicas deram pane e tiveram que ser substituídas pela votação manual.

Apesar desses problemas, o Pará ainda conseguiu totalizar a apuração antes dos Estados de São Paulo, Acre, Alagoas e Amazonas. (Fonte: Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário