A Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel) tem o prazo de até 30 dias úteis para divulgar, sinalizar e colocar em prática o novo modelo de restrição do transporte de cargas pesadas na capital. A partir do dia 19 de novembro, de segunda a sexta, caminhões com capacidade de carga de até 5,5 toneladas só poderão entrar e circular em todas as ruas da cidade nos horários de 6h às 9h e de 17h às 20h. Acima do peso permitido, somente pelos seis corredores especiais, que também obedecem o mesmo horário de proibição. Depois de implementada, a mudança será testada por oito meses. Alguns ajustes na área do Entroncamento devem ser feitos para melhorar o trânsito no complexo viário.
A Ctbel será notificada, hoje, pelo desembargador Ricardo Ferreira Nunes, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA), que aceitou o pedido de prorrogação de prazo. O juiz Marco Antônio Castelo Branco, da 2ª vara da Fazenda, deve estabelecer um termo de ajustamento de conduta (TAC) para garantir o cumprimento das novas regras. As mudanças que devem ocorrer no Entroncamento são a retirada do estacionamento de caminhões, criação de uma via de fluxo livre para quem acessar a rodovia Augusto Montenegro a partir da rodovia BR-316 e remanejamento de paradas de ônibus no início da Augusto Montenegro.
O promotor de Justiça Benedito Wilson Sá, da vara de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Estadual (MPE), explica que o modelo de 13 vias restritas nos horários de 6h às 21h e peso bruto total de 3,5 toneladas não será mais utilizado. Para ele, o novo modelo é mais flexível para o transporte de cargas, sem atrapalhar os trabalhadores e as pessoas nos horários de pico. Os horários foram sugeridos por empresários dos setor.
"A expectativa é de que o trânsito melhore em pelo menos 28%, facilitando a vida de quem fica preso em congestionamentos ao sair de casa, de 6h às 9h, para estudar ou trabalhar e retorna de 17h às 20h. Os caminhoneiros terão mais tempo e qualidade para trabalhar. O prazo foi dado porque ainda esperava-se a liberação da rodovia Mário Covas como mais um corredor e as gráficas, para imprimir avisos e sinalização, estavam sobrecarregadas com propagandas políticas", diz.
O caminhoneiro Eliézer Gonçalves, de 50 anos, diz ter aprovado o novo modelo. No modelo antigo (que usava o peso bruto total), o caminhão dele ficava impedido de rodar fora do horário permitido porque tem o PBT de 7,5 toneladas. Ele utiliza o estacionamento irregular de caminhões na BR-316 e diz estar consciente da saída. "Essa nova regra é mais flexível e não dificulta nosso trabalho. A anterior gerou muitos problemas. Todo mundo que usa esse estacionamento trabalha mais por telefone e vai dar um jeito", comenta. A Ctbel prefere voltar a falar sobre o assunto somente após a decisão judicial.
Corredores liberados para tráfego acima de 5,5 toneladas
Rodovia Augusto Montenegro, rumo ao Distrito Industrial de Icoaraci
Rodovia Arthur Bernardes, na área portuária
Avenida Pedro Álvares Cabral na direção da CDP
Avenida Perimetral
Avenida Bernardo Sayão, na área portuária
Rodovia Augusto Montenegro
(Fonte: Amazônia Jornal)
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