Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Celebrada a abertura do Círio

Está aberto oficialmente o Círio de número 218. A solenidade foi realizada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no início da noite de ontem. Juntamente com toda a Diretoria da Festa de Nazaré, dom Alberto recepcionou a governadora Ana Júlia Carepa, todos os comandantes militares da Amazônia no Pará, a diretora da Guarda Municipal de Belém, Ellen Margareth, que representou o prefeito Duciomar Costa, na entrada da igreja, e com eles caminhou até o altar, onde celebrou as boas-vindas.

O arcebispo disse que faria a abertura do Círio junto com a Arquidiocese de Belém, os padres barnabitas e todos os voluntários da Diretoria da Festa da forma mais simples para acolher os fiéis. "A forma mais simples de começar o Círio é com a consagração de Nossa Senhora de Nazaré, peço que abençoe todos os bons propósitos da multidão que vem para o maior evento católico do Pará, que todos tenham saúde e se sintam muito bem acolhidos. Com alegria e as bênçãos de Deus e da Virgem de Nazaré eu declaro aberto o Círio", celebrou. Dom Alberto acredita que, assim como para ele, o Círio deve ser sempre o primeiro e diferente para todos os fiéis.

Depois da bênção, o arcebispo e todos os convidados voltaram para a Praça Santuário de Nazaré, de onde assistiram a uma queima de fogos, que acordou os periquitos, que tradicionalmente atravessam das ilhas para se alimentar das mangas nessa época de Círio, e pernoitam nas mangueiras e na grande samaumeira da Praça. Foram os periquitos que fizeram o fundo sonoro para o acionamento da iluminação da Basílica Santuário.

A iluminação, que tem 172 lâmpadas de vapor metálico, foi toda revitalizada. Além da substituição das queimadas. O projeto foi feito pela designer de iluminação, Lúcia Chedieck. Também foi revitalizado todo o sistema elétrico, que utiliza mecanismo automático para acender e apagar conforme o horário. "É um sistema muito econômico e resistente ao tempo, o mais importante é a estética cênica com luzes frias e quentes, que destacam a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, os anjos, as cúpulas e os sinos, com ar celestial e humanitário", disse a artista. Também foram iluminados os arcos na avenida Nazaré e a banda sinfônica do corpo de fuzileiros navais da Marinha tocou músicas sacras do Círio durante a solenidade.

A Diretoria da Festa de Nazaré também fez uma festa de confraternização para agradecer aos realizadores, patrocinadores e parceiros. A cerimônia foi na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré. Todos receberam diploma e um broche de ouro, com a imagem estilizada de Nossa Senhora de Nazaré. A estudante Débora Pinheiro Xavier, do 2º ano do ensino médio, recebeu o prêmio de 1º lugar no concurso de redação do Círio 2010 ganhou um computador e um título de capitalização de R$1.000. O 2º lugar ficou com a estudante Izabelly Reis Loureiro, do 3º ano do ensino médio, e Giza Hellen Nonato Miranda ganhou o 3º lugar.

Manto será apresentado hoje na basílica

Após quatro meses de confecção, o manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré será apresentado por volta das 18 horas de hoje, na Basílica Santuário de Nazaré. Para não estragar a surpresa, o estilista Jorge Bittencourt e a desenhista Mízar Klautau Bonna, responsáveis pela confeccção do manto, não revelaram detalhes sobre um dos maiores símbolos do Círio. Este ano, o tema é "Os periquitos da Praça Santuário", em referência aos pássaros desenhados na Basílica de Nazaré.

Pelo quinta vez, Mízar desenhou o manto e Jorge o bordou. A "dobradinha", como ela chamou, deu certo. Mízar Bonna, que já desenhou onze mantos para o Círio, disse que o deste ano traz uma mensagem religiosa capaz de evangelizar as pessoas. "Quase foi uma homenagem à Copa do Mundo. Como o Brasil perdeu, coloquei os passarinhos amazônicos", brincou. Segundo ela, a intenção era produzir um manto com pedras em rubi, mas a ideia não foi adiante. "Só posso dizer que o público pode esperar um manto muito alegre. O povo vai gostar, tenho certeza. Mas só vendo amanhã (hoje) o resultado da junção do periquito com o ‘sim’ de Nossa Senhora, que foi bem-aventurada e acreditou", afirmou, mantendo o mistério. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário