Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 5 de outubro de 2010

TSE nega registro da candidatura de Paulo Rocha (PT-Pará)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou hoje (5), por 5 votos a 2, o registro de Paulo Rocha (PT-PA), terceiro candidato mais votado na corrida ao Senado pelo Pará.

Os ministros rejeitaram o recurso do candidato com base na Lei da Ficha Limpa, uma vez que ele renunciou ao mandato de deputado federal para escapar de cassação em 2005.

A decisão confirma o entendimento do ministro Aldir Passarinho Junior, que negou o registro. A decisão do ministro contrariou entendimento anterior do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que havia liberado o registro de Rocha.

Em sua decisão, Passarinho já havia afirmado que o TSE já julgou constitucional a Lei da Ficha Limpa e que ela se aplica aos pedidos de registro de candidatura das eleições 2010. A decisão é válida até posicionamento definitivo do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto.

Passarinho disse ainda que a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano não afronta o Artigo 16 da Constituição Federal “por se tratar de norma de direito eleitoral material, que não altera, portanto, o processo eleitoral”.

Os únicos votos contrários foram dos ministros Marcelo Ribeiro e Marco Aurélio. O candidato ainda pode recorrer da decisão ao STF. (Fonte: Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário