No Diário do Pará:
O secretário chefe da Casa Civil da Governadoria, Everaldo Martins Filho, reagiu ontem com indignação à notícia de que teria havido interferência pessoal dele, ou mesmo de sua irmã, a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, para a exoneração do secretário de Meio Ambiente do estado, Aníbal Picanço. O secretário foi exonerado "a pedido", por decereto da governadora Ana Júlia Carepa, publicado na edição de sexta-feira (5) no Diário Oficial do Estado, mas com efeito retroativo ao dia 3, quarta-feira. Na quinta-feira (4), Aníbal Picanço ainda presidiu a audiência pública convocada pela Sema para apresentação, em Belém, do estdo do relatório da impacto ambiental (EIA-Rima) do terminal graneleiro construído e operado pela empresa Cargill no porto da CDP em Santarém.
"Não é verdade que a prefeita Maria do Carmo (PT) tenha pedido minha intervenção para a exoneração do secretário Aníbal Picanço", afirmou Everaldo Martins Filho. E acrescentou: "Também não é verdade que a prefeita de Santarém tenha manifestado, em algum momento, qualquer posição contrária aos interesses da Cargill ou em defesa da saída da empresa do nosso município".
Para o chefe da Casa Civil, é inteiramente fantasiosa a versão que pretende atribuir à prefeita Maria do Carmo e a ele próprio, em associação com o caso Cargill, a saída de Aníbal Picanço.
Em relação à presença da Cargill em Santarém, Everaldo observou que, em outros momentos, tanto ele quanto Maria do Carmo já tiveram oportunidade de se manifestar em defesa da permanência da empresa. "Nós consideramos que têm sido importantes, para o município, os recursos carreados para a Companhia Docas do Pará pela operação do terminal de grãos da Cargill".
De acordo com o chefe da Casa Civil do governo, embora não se tenha materializado na plenitude toda a expectativa inicialmente gerada pela chegada da Cargill na região, há cerca de dez anos, não pode ser ignorado o fato de que aproximadamente duas centenas de empresários e produtores rurais estão hoje envolvidos na produção de soja e grãos, incluindo milho e arroz. E isso, diz ele, não apenas em Santarém mas também nos municípios próprios, principalmente em Belterra. Além disso, Everaldo Martins destaca ainda o fato de que a Cargill mantém com a Prefeitura de Santarém um relacionamento respeitoso e harmônico. "A prefeitura e a empresa têm sido parceiras em algumas realizações importantes", afirmou o secretário, que citou, como exemplo, a reforma da biblioteca pública municipal, realizada pela prefeitura com apoio financeiro da Cargill. Outra obra importante, esta ainda em execução e que tem igualmente a colaboração da empresa, conforme frisou, é a implantação do Bosque Vera Paz, na área que abrigou no passado a praia do mesmo nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário