Até o final deste ano, as obras de macrodrenagem da sub-Bacia II - iniciadas em abril de 2008 - estarão concluídas. Quem promete é o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo, Fernando Pereira. A sub-bacia II da Estrada Nova é composta pelos canais da 14 de Março, Caripunas, Generalíssimo, Dr. Moraes, Quintino e parte do Bernardo Sayão, e tem um comprimento total de quatro quilômetros. Segundo o secretário, a obra, quando concluída, beneficiará diretamente 250 mil pessoas. "Com a conclusão das obras de macro e microdrenagem da sub-Bacia II, a perspectiva é de que pontos antigos de alagamento na cidade acabem", afirma.
A concepção do projeto prevê o revestimento, alargamento e dragagem dos canais, a execução de uma bacia de detenção com a capacidade para 70 milhões de litros e um sistema de comportas eletromecânicas. Fernando Pereira ressalta que as vias marginais destes canais serão pavimentadas e as calçadas terão a faixa cidadão. O investimento total nesta bacia é de aproximadamente 65 milhões de reais. "Para se ter uma idéia da importância da obra é como se nós fizéssemos um polígono imaginário, delimitado pelas ruas Nazaré, Alcindo Cacela e Bernardo Sayão, Fernando Guilhon e Serzedelo Correa, toda a chuva que cai nesta área escoa para os canais que estão contemplados nesta obra que contempla os bairros do Jurunas, Condor, Nazaré, Batista Campos e Cremação", detalha o secretário.
Eternas áreas de alagamentos vão sumir
O maior desejo da administração é que no fim de 2011, com a obra concluída, consigamos eliminar definitivamente o problema dos alagamentos, que há tanto tempo incomodam os moradores da área", afirma Fernando Pereira.
O secretário garante ainda que as obras dos canais da 14 de Março e Doutor Moraes já estão concluídas e que atualmente a prefeitura trabalha no estaqueamento e revestimento dos canais da Caripunas, Generalíssimo, Quintino e Bernardo Sayão. Segundo ele, a bacia de detenção - considerada o pulmão do sistema - já possui 8% do volume escavado e deverá ser concluída ainda este ano. A bacia de detenção está localizada entre a travessa Padre Eutíquio e a rua Fernando Guilhon. Espera-se que ela tenha capacidade de armazenar as águas das grandes chuvas. (Fonte: Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário