Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Certidões vão ser emitidas em papel moeda

As novas certidões de nascimento, casamento e óbito emitidas em papel moeda vão combater a falsificação de documentos no Pará. Segundo o presidente da Associação de Notários e Registradores no Estado (Anoreg), Luiziel Guedes, a medida representa a finalização de um processo iniciado há dois anos pelas Corregedorias de Justiça do País com objetivo de diminuir a quantidade de certidões falsificadas para efeito de golpes contra o sistema público financeiro. Ainda não há um prazo definido para a emissão dos primeiros documentos já pelo novo sistema, mas a partir do dia 17 deste mês os cartórios informatizados da capital paraense vão poder requerer o papel, junto à Casa da Moeda do Brasil, para imprimir o novo modelo das certidões também padronizados pelo Conselho Nacional de Justiça. O calendário de pedidos segue até o dia 11 de março de 2011 para os cartórios não informatizados do interior do Estado.

A mudança nas certidões não vai implicar em custos. As certidões de nascimento, por exemplo, continuarão de graça para os casos de primeira via do documento. Vale ainda ressaltar que as velhas certidões não precisarão ser trocadas. "Todas continuam valendo normalmente", destaca o cartorário Luiziel Guedes. Ainda segundo o presidente da Anoreg, ninguém precisa ter pressa para ter o novo documento em mãos. O Conselho Nacional de Justiça não estipulou um prazo oficial para a validade do processo. (Fonte: Amazônia Jornal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário