A prefeitura de Belém reinaugura hoje o Palacete Pinho em solenidade que ocorre às 19h, no bairro da Cidade Velha. Na tarde de ontem, os últimos ajustes estavam sendo feitos no prédio que será o mais novo espaço cultural da cidade. As visitas monitoradas começam também nesta terça-feira. A obra de R$ 3.801.167, 20 foi realizada com verbas do município e da União.
De acordo a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), a proposta é que o Palacete Pinho seja um espaço de produção da cultura popular. A idéia é que seja o local de funcionamento da Escola Municipal de Belas Artes, com oficinas e estudos a respeito das manifestações artísticas paraenses. No processo de reinauguração estavam envolvidos na etapa final, cerca de 50 profissionais da arquitetura e da construção civil, que ainda na segunda-feira se ocupavam em fazer retoques na pintura e na montagem de portas e janelas.
O diretor técnico da empresa responsável pela obra, Reinaldo Esteves, explica que a identidade original do palacete foi priorizada. Ele é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é um dos principais expoentes do Ciclo da Borracha, período em que prédios de luxo em Belém financiados pela comercialização do látex em larga escala se proliferaram. (Fonte: Amazônia Jornal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário