Em vários locais de Belém, moradores sentiram um forte cheiro de gás ontem à noite. O odor se espalhou pela cidade e as especulações de onde vinha o cheiro foram várias. Até que, por volta das 22 horas, a Petrobrás Transporta S/A (Transpetro) informou que não havia motivo para preocupações. Um problema na bomba do odorizador do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ou gás de cozinha. Segundo a Transpetro, o odorizador tem forte cheiro e alcança longas distâncias.
O odor começou a ser sentido por volta das 19h30, momento em que chovia bastante na capital paraense. A população, que já estava enfrentando vários problemas de alagamentos e congestionamentos, estranhou o cheiro de gás de cozinha e o fato também entrou na lista dos assuntos mais comentados entre os twitteiros paraenses.
Em um prédio localizado na rua Boaventura da Silva, próximo à Doca, algumas famílias deixaram seus apartamentos, mesmo sob a chuva, porque suspeitavam de problemas em um depósito de gás localizado atrás do edifício.
A Transpetro é responsável por receber e armazenar gás na capital e tem um porto localizado no bairro da Pratinha. A empresa explicou que o gás de cozinha não tem cheiro. Entretanto, é colocado um produto químico, conhecido como odorizador, para que consumidores percebam quando há vazamentos nos botijões de gás. Ao contrário do que acontece na maioria das vezes, o carregamento de gás vindo de Manaus não veio odorizado. Desta maneira, foi preciso fazer o procedimento aqui, e um problema na bomba do odorizador fez com que o produto vazasse além do normal. Apesar disso, a Transpetro garantiu que o odorizador não é tóxico nem inflamável, e que o vazamento foi do cheiro e não do produto em si.
Segundo o Corpo de Bombeiros, além do procedimento da Transpertro, a forte chuva também pode ter contribuído para o forte odor de gás na cidade. A água poderia ter ocupado as redes de esgoto sanitário, fazendo com que o gases acumulados na galeria fossem liberados, inclusive o gás metano, que tem um odor parecido. (No Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário