Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Governador visita a primeira unidade Pró-Paz do Pará

Em um antigo galpão, localizado na avenida Celso Malcher, entre as passagens Ligação e Liberdade, no bairro da Terra Firme, está sendo construída a primeira Unidade Pró-Paz (UPP) do Pará. O local foi visitado ontem pelo governador Simão Jatene e pelo Secretário de Estado de Segurança Pública (Segup), Luiz Fernandes Rocha.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é parceira do programa e terá o primeiro polo do programa Pró-Paz. Ele será instalado no Campus III, da UFPA, com o objetivo de garantir esporte, cultura e lazer para as crianças e adolescentes de bairros onde o índice de criminalidade é alto. O governador se reuniu ontem, no auditório da Secretaria Geral da Reitoria da UFPA, com o reitor Carlos Maneschy, o vice-reitor Horácio Schneider e os pró-reitores da universidade para anunciar a parceria e visitar o local escolhido para a instalação do polo. A expectativa é atender mais de mil crianças, adolescentes e jovens, tanto na UPP como no polo da UFPA. A previsão do governo é inaugurar a UPP da Terra Firme e iniciar o programa na universidade na primeira quinzena de abril.

A Unidade Pró-Paz da Terra Firme reunirá a Polícia Comunitária - formada por policiais civis e militares -, técnicos do Pró-Paz, com apoio de funcionários das secretarias de educação, de saúde e de esporte, e terá um centro de inclusão digital. O local também será a nova sede da delegacia da Terra Firme. Após a conclusão das obras, o espaço, onde atualmente funciona a delegacia, será transformado em Núcleo de Mediação de Conflitos.

Segundo o secretário Luiz Fernandes Rocha, a UPP tem o objetivo de reduzir os casos de violência por meio da prevenção e aproximar a comunidade da polícia. "Vamos trabalhar em conjunto com a população por meio da prevenção social, com cursos, oficinas e mediações de conflitos. A comunidade também encontrará na UPP espaço para fazer denúncias relacionadas ao tráfico de drogas, assassinatos e roubos", disse o secretário.

Ele esclareceu que o bairro da Terra Firme foi escolhido para implantação da primeira UPP devido ao número elevado de ocorrências policiais na área, constatado no levantamento da Superintendência de Prevenção Social da Criminalidade da Polícia Civil.

"As passagens que cercam o local onde está sendo construída a Unidade são conhecidas por serem áreas perigosas. Com a UPP, esperamos diminuir o índice de violência", disse Luiz Fernandes Rocha.

O governador Simão Jatene lembrou que a UPP vai possibilitar a atuação da polícia de duas maneiras: a preventiva e a repressiva. "A polícia vai ter o papel educativo e repressivo, no sentido de combater a violência. O projeto é importante para discutir a questão da violência e difundir a cultura da paz entre crianças, adolescentes e jovens. Elas encontram outra alternativa de vida por meio de atividades esportivas, culturais e educacionais", explicou o governador. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário