Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 20 de abril de 2011

EUA: republicana compara Obama a macaco e se desculpa

Montagem enviada via email por republicana, que se arrependeu

Marilyn Davenport, uma dirigente republicana de 74 anos do condado de Orange, na Califórnia, emitiu um pedido público de desculpas nesta segunda-feira, uma semana depois de enviar um email com uma imagem do rosto do presidente americano Barack Obama colado ao corpo de um filhote de chimpanzé. O episódio causou mal estar dentro do próprio Partido Republicano e presidente local da legenda chegou até a convocar uma investigação ética para averiguar o caso.

Em um trecho do documento, a republicana escreveu: "Aos meus companheiros americanos e a todos que viram este email (com a montagem do Obama) e se sentiram ofendidos pelo meu ato, eu peço desculpas humildemente por meu comportamento imprudente. Imprudente porque no momento em que eu recebi a corrente e encaminhei para outras pessoas, não estava pensando nas implicações históricas e em quão ofensivo para alguns poderia ser a imagem".

O email que Davenport encaminhou sobre Obama mostrava o presidente americano num retrato de família com dois macacos. Logo abaixo da montagem lia-se a frase: "Agora você já sabe porque não há certidão de nascimento". A mensagem é uma referência sobre a polêmica em torno do local de nascimento de Barack Obama. Recentemente, ele tem sido pressionado a tornar pública sua certidão de nascimento, já que o Tea Party tem levantado a suspeita de que o presidente não nasceu no Havaí, mas sim em um país estrangeiro. A maior suspeita do grupo ultra-conservador de oposição é que Obama tenha nascido no Quênia, país do seu pai. Oficiais havaianos, no entanto, confirmam que o presidente nasceu no estado.

Ativista de direitos civis norte-americanos e a representação do Partido Republicano no condado de Orange exigiram a renúncia de Marilyn, alegando que a mensagem foi racista e tal comportamento não deve ser tolerado pela legenda.

O chefe do comitê que Davenport integra em Orange, Scott Baugh, afirmou que não pode remover a republicana do cargo para o qual foi eleita. A Casa Branca ainda não se manifestou sobre o pedido de desculpas. (Em O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário