Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Por Dieikson de Carvalho:
Mergulhar na Misericórdia de Deus!!!
Todos os anos somos convidados a celebrar a Semana Santa, onde recordamos os últimos momentos históricos da vida de Jesus como “Ser Encarnado”. E para a Igreja, recordar é fazer memória, sendo que memorial tem um significado muito mais amplo e profundo do que uma simples lembrança do passado. Na verdade, trata-se de uma atualização, de uma vivência, nos dias de hoje, do que aconteceu na vida de Jesus e da Igreja. Então surge o questionamento: como podemos viver e compreender o sentido espiritual e teológico desta semana que nós chamamos de santa?

A Semana Santa é um convite para mergulharmos a nossa miséria humana na misericórdia infinita de Deus. A palavra misericórdia significa “coração voltado para o miserável”. E na Semana Santa revivemos todo o sofrimento de Cristo a partir de seu amor e de sua misericórdia pela humanidade machucada, ferida e destruída pelo pecado. Nos seus últimos dias entre nós, o “Deus-Homem” deixou-nos um testemunho vivo de sua paixão e de seu amor para com cada um de nós.

Ao recordar fatos passados da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, devemos reviver e atualizar essas passagens, saboreando o grande amor que Cristo tem por nós. Um amor tão forte e profundo que fez com que o próprio Cristo se entregasse a Deus pelos nossos pecados, para nos dar a vida eterna. Desde o início do cristianismo, os cristãos substituíram a páscoa judaica pela celebração do Cristo Ressuscitado.

Por isso, a Paixão e Crucificação de Nosso Senhor têm que nos levar a crer que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus. O reconhecimento do Crucificado como sinal da “Glória de Deus” aparece na exortação de Paulo: “mas nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gregos, mas para nós é sabedoria e salvação de Deus”. E o apóstolo Paulo não é o único a ver na cruz o sinal de nossa salvação, pois o próprio Jesus afirmou categoricamente essa verdade aos seus discípulos: “Quando houverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis quem eu sou” (Jo 8, 28).

Portanto, o ápice da Semana Santa é o Mistério Pascal, na sua globalidade, onde celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo dentro de uma mesma perspectiva: Jesus sofreu, morreu, venceu a morte, voltou à vida e está no meio de nós.

É preciso compreender que a liturgia da Semana Santa não é um simples jogo de representação teatral, mas uma prática vivencial do Mistério Pascal nos dias de hoje. Por isso, viva essa Semana Santa como uma oportunidade única que Deus está lhe oferecendo para fazer a experiência do seu amor e mergulhar profundamente em sua misericórdia. Dessa forma, você colherá os frutos de uma Semana Santa, porque pela sua união a Cristo você transformou em santa esta linda semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário