Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Agência Distrital de Mosqueiro é invadida

Manifestantes do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam, ontem, durante 10 horas a Agência Distrital de Mosqueiro, divisão administrativa da Prefeitura Municipal de Belém (PMB). Os cerca de 150 moradores dos assentamentos Mártires de Abril, Paulo Fontelles e Elisabeth Teixeira reclamavam da falta de infraestrutura dos terrenos povoados há pelo menos 12 anos na zona rural do distrito. Se o problema não for resolvido, eles prometem fazer novo protesto ainda esta semana.

No Mártires de Abril moram cerca de 90 famílias, que foram de caminhão ao local da ocupação, na área central do distrito. Um dos coordenadores do MST na zona rural e morador do assentamento, Antônio Agno denunciou a cobrança excessiva da conta de energia, as constantes quedas de luz e a falta de coleta de lixo sistemática nas áreas ocupadas pelo MST.

A inexistência de um espaço físico para o funcionamento de uma creche, que atenderia aproximadamente 50 crianças e a paralisação do processo de regularização fundiária foram outras reclamações. "No início do assentamento, houve uma cooperação do município para implementar algumas melhorias, que deveriam evoluir com o tempo. Mas atualmente, assim como este distrito inteiro, estamos abandonados pelo poder público", ele relata.

Os sem-terra se encontraram com o agente distrital Ivan Santos, que prometeu enviar um ofício à Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) para resolver o problema de iluminação pública. O local foi cercado pela Guarda Municipal de Belém (GMB), que contou também com o reforço de uma viatura da Polícia Militar (PM) para evitar maiores tumultos.

A assessoria da Prefeitura se limitou a informar que a Agência Distrital, além de se comprometer a resolver o problema com a energia, prometeu também melhorar a coleta de lixo nos três assentamentos. As audiências do MST com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), a fim de firmar uma cooperação técnica, e a Seurb ainda vão ser agendadas, informou o representante do município. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário