A nova titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Sylvia Santos, 44 anos, assumiu ontem o cargo em substituição a Sérgio Pimentel, que vai responder pelo Núcleo de Projetos Estratégicos da Prefeitura. O cargo vinha sendo ocupado interinamente por Marcos Alvarez, do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa-Sesma). Sylvia acumula, agora, a Sesma, e a presidência da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).
A secretária municipal de Saúde – que é arquiteta urbanista, gestora ambiental e pós-graduanda em gestão pública - se reúne às 8 horas de hoje, na sede do órgão municipal, com diretores da Sesma. "Vamos avaliar a gestão do órgão e dar continuidade aos programas implantados. A ideia é trabalhar junto com a comunidade para estabelecimento de políticas públicas de saúde, dentro de um cenário nacional, e nós vamos atuar na prevenção, ir às ruas com ações e campanhas nesse sentido", afirmou Sylvia, acrescentando que, como secretária municipal de Meio Ambiente e presidente da Codem na administração do prefeito Duciomar Costa, priorizou acompanhar a execução de serviços nas praças de Belém, na gestão na Semma, e participar de reuniões comunitárias da Codem.
Sylvia ressaltou que o déficit de médicos é uma questão nacional, mas esse e outros problemas podem ser enfrentados com uma gestão compartilhada entre as esferas do Poder Público e as comunidades. "Eu pretendo conversar com os médicos, porque pretendemos humanizar, aperfeiçoar o atendimento nos hospitais e unidades". "Até o final deste semestre, vamos inaugurar um novo bloco cirúrgico no Hospital do Pronto Socorro Municipal da travessa 14 de Março, com duas novas salas, e, então, serão quatro salas em funcionamento", afirmou a secretária da Sesma. Ela pretende priorizar a conclusão da nova UTI do HPSM 14 de Março, passando de dez para 18 leitos, e a reforma da Unidade Municipal da Terra Firme e a nova Casa Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário