Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 24 de maio de 2011

Brasileiro trabalha 149 dias só para pagar impostos. Belém terá dia de mobilização.

Os brasileiros terão de trabalhar até o próximo domingo, dia 29 deste mês, apenas para cumprir suas obrigações tributárias com os fiscos federal, estaduais e municipais. Serão 149 dias de trabalho no ano, um dia a mais do que os trabalhados em 2010. O cálculo faz parte do estudo sobre os dias trabalhados para pagar tributos, divulgado ontem pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).

Os brasileiros estão entre os que mais pagam tributos no mundo, perdendo apenas para os suecos (185 dias) e os franceses (149 dias). Os espanhóis (137), os norte-americanos (102), os argentinos (97), os chilenos (92) e os mexicanos (91) trabalham menos do que os brasileiros.

A tributação ocorre os rendimentos, como salários e honorários, é formada principalmente pelo Imposto de Renda Pessoa Física, pela contribuição previdenciária (INSS e previdências oficiais) e pelas contribuições sindicais. Além disso, o cidadão paga a tributação sobre o consumo, já inclusa no preço dos produtos e serviços, como PIS, ICMS e IPI. Há ainda a tributação sobre o patrimônio, como IPTU e IPVA, e taxas (limpeza pública, coleta de lixo e iluminação pública).

Belém - O País se mobiliza amanhã pelo Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos. Na campanha deste ano um dos principais temas será a incidência dos tributos no preço dos alimentos, sobretudo daqueles que compõem a cesta básica.

Em Belém, a ação coordenada pelo Conselho do Jovem Empresário (Conjove) conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Por isso, refeições sem a cobrança de impostos serão vendidas em alguns dos principais restaurantes da capital paraense. A campanha será realizada em 13 capitais brasileiras e em 200 cidades do País. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário