Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz faz a festa mocoronga

Os santarenos recebem hoje mais uma magnífica apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, sob a regência do virtuoso maestro Miguel Campos Neto. O espetáculo vai homenagear a cidade, que completa hoje 350 anos, a partir do programa "Pará Sinfônio - A Orquestra nos Municípios", do Governo do Estado. A OSTP vai se apresentar na Casa de Cultura, às 19h, com entrada gratuita.

É a segunda vez que a orquestra se apresenta na cidade. No repertório, trechos empolgantes de sinfonias de peso, como a abertura da ópera "Guilherme Tell", de Rossini; "Finlândia", de Sibelius; "O Trenzinho do Caipira", de Villa-Lobos; e "Mourão", de Guerra Peixe, uma das mais representativas obras do movimento armorial - iniciativa artística que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste e que tem entre os fundadores o escritor Ariano Suassuna -, com arranjos de Mateus Araújo.

A segunda parte do programa a ser executado pela OSTP é dedicada à obra de um ícone da música paraense, o maestro santareno Wilson Fonseca (1912-2001). Assim, os músicos vão apresentar algumas de suas criações mais famosas e queridas pelos santarenos, como o bolero "Poema de Amor" e a "Canção da Minha Saudade", tido como um "hino sentimental" da cidade, que ganharam variação sinfônica pelas mãos de outro importante santareno: o compositor Vicente Fonseca.

Além dessas obras, também serão executadas pela orquestra "Samaritana" (schottish brasileira), a abertura sinfônica "Centenário de Santarém" e o hino oficial da cidade, que será entoado pelo Coral Jovem Maestro Wilson Fonseca, preparado por Agostinho Fonseca, também filho do maestro Isoca - como era carinhosamente chamado o compositor paraense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário