O hemisfério ocidental celebra o mês de junho antes da era cristã. Os pagãos comemoravam a fertilidade da terra e as boas colheitas na transição entre primavera e verão, informa o professor da faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cincinato Marques, que estuda as festas juninas no Pará desde 2004. "A Igreja se apropriou dessas festas com um símbolo mais forte, a comemoração do nascimento de São João", explica. Entre todos os santos venerados em junho, os mais populares são Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, festejados nos dias 13, 24 e 29, respectivamente.
A festividade chegou ao Brasil com os portugueses e se incorporou aos costumes indígenas e africanos. O padre Ronaldo Menezes, pároco da Trindade, diz que o eixo da celebração é o nascimento de São João Batista, mas ressalva que algumas características, como as fogueiras, por exemplo, que remontam a uma antiga lenda ligada ao nascimento de São João Batista, quase já não se veem na cidade e nos bairros. Não se conhecem mais as origens das festas que celebramos", aponta, para ponderar uma sociedade "sem tradição não se sustenta, não sobrevive, torna-se vítima de si mesma e presa fácil de outras culturas nem sempre boas", avalia.
Cincinato avalia que a festa passa por um processo de resignificação, onde o profano fala muito mais alto do que o sagrado. "Se é bom ou ruim depende de quem está fazendo essa leitura. A cultura é dinâmica: à medida que a sociedade vai mudando, a cultura muda com ela", diz.
SANTOS DE JUNHO
Santo Antônio de Lisboa - Festejado em 13 de junho, é um dos santos de maior devoção popular no Brasil e em Portugal. Nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, e faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231. Ótimo orador, é também conhecido como "casamenteiro".
São João Batista - Nasceu em 24 de junho, alguns anos antes de seu primo Jesus Cristo, e morreu em 29 de agosto do ano 31 d. C. Instituiu o batismo e batizou o Cristo nas águas do Jordão. Fogueira, mastro, fogos, capelinha, palha e manjericão são ícones joaninos, pois São João é o inspirador das festas e deu seu nome ao mês (mês de São João).
São Pedro - O pescador foi apóstolo de Cristo e é considerado pelos católicos o fundador da igreja e o primeiro papa. É festejado em 29 de junho, com procissões marítimas e fluviais em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.
(Fonte: Livro "Festas Juninas, festas de São João: origens, tradição e história", de Lúcia Helena Vitalli Rangel).
Nenhum comentário:
Postar um comentário