O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma resolução, [ontem], autorizando consumidores estrangeiros a comprar produtos brasileiros pela internet usando os chamados "facilitadores" de pagamentos, empresas que fazem a intermediação dos valores transacionados.
Hoje, quem compra artigos do Brasil pela web só pode fazer o pagamento diretamente no site da empresa que está vendendo o produto por meio de cartão de crédito.
As "facilitadoras", no entanto, terão de atuar no Brasil, e sua utilização neste tipo de negócio ainda depende de regulamentação posterior do Banco Central (BC).
De acordo com o comunicado do CNM, a medida pretende acabar com "uma assimetria desfavorável às empresas brasileiras". A decisão deverá permitir aos exportadores nacionais "competir, no ambiente de comércio eletrônico, em condições similares com seus concorrentes estrangeiros, esperando-se um incremento das vendas de bens e serviços por meio da internet, principalmente por parte de empresas brasileiras que são desconhecidas internacionalmente, como, por exemplo micro e pequenos exportadores." (O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário