Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Reforços pró e contra divisão do Pará

Três Frentes relacionadas à proposta de divisão do Estado do Pará serão lançadas hoje, em Belém. Às 8h, no hotel Hilton, acontece o lançamento das Frentes Parlamentares Pró-Estado Carajás e Pró-Estado Tapajós. Já pela parte da tarde, às 16h, no Crowne Plaza, será lançada a Frente Não Carajás, que tem como bandeira a não divisão do Estado, mantendo a unidade do Pará. Ontem, representantes das três Frentes visitaram a redação dos jornais Amazônia e O LIBERAL para anunciar os eventos que acontecem hoje. A criação de Frentes pró ou contra a divisão do Estado é prevista na resolução do TSE que instituiu as regras para o plesbiscito, a ser realizado no dia 11 de dezembro deste ano.

As Frentes Parlamentares Pró-Tapajós e Carajás já contam com a adesão de vários deputados federais e estaduais. Segundo o deputado federal Giovani Queiroz (PDT), que faz parte do movimento pró-Carajás, o lançamento da Frente tem como objetivo apresentar as principais linhas de atuação da campanha que será feita nos próximos meses. "Acreditamos na proposta de criação de novos Estados e na multiplicação da gestão, pois temos certeza que três governos atuarão melhor que um", enfatizou . O lançamento no Hilton contará com a presença do publicitário Duda Mendonça, responsável pela elaboração da campanha em favor da divisão.

Também estiveram presentes na visita de ontem os deputado federais Asdrúbal Bentes (PMDB), Lira Maia (DEM); os deputados estaduais Antonio Rocha (PMDB) e Alexandre Von (PSDB); o diretor do Instituto Pró Estado Tapajós, Reginaldo Campos; e o diretor do Instituto Pró-Estado Carajás, Luciano Guedes.

Grupo do não a Carajás também se mobiliza

Também hoje, às 16h, será lançada no hotel Crowne Plaza a Frente Não Carajás, movimento que pretende refutar a proposta de divisão do Pará. Sérgio Pimentel, que deixou há pouco tempo o cargo de Secretário de Saúde de Belém, encabeça o movimento, que já conta com a adesão do presidente da Câmara Municipal, Raimundo Castro (PTB) e do vereador Nadir Neves, do mesmo partido. Os três também fizeram ontem uma visita à redação dos jornais Amazônia e O LIBERAL para anunciar o evento de hoje.

"Não se consegue desenvolver um Estado a partir da divisão. Esta é uma ideia frágil que está sendo sustentada por aqueles que almejam criar feudos políticos nos novos Estados", avalia Pimentel. Ele afirma que o trabalho da Frente será de mobilizar a população para que não opte pela divisão do Estado.

Ele critica a contratação de Duda Mendonça para articular o marketing das campanhas pró-divisão. "Eles esquecem de que Duda foi radicalmente contrário à divisão da Bahia. Agora, ele quer dividir o Pará pois tem interesses aqui."

Para Sérgio Pimentel, o único Estado a ser beneficiado seria o Carajás, que possui uma grande riqueza mineral. "Se queremos um Estado forte, temos que primar pelo desenvolvimento para todas as regiões. É preciso olhar a nossa política de forma diferenciada e eleger pessoas que tenham compromisso, de fato, com todo o Estado", acredita.

Para Raimundo Castro, presidente da Câmara Municipal de Belém, o movimento separatista já nasce morto, pois "não tem consistência jurídica e nem política". Castro acredita que o argumento de que "Estados menores são mais fáceis de administrar" não possui consistência. "Se o menor Estado é mais fácil de administrar, Sergipe seria o Estado mais desenvolvido do país", destaca. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário