Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

7ª Vara do Trabalho de Belém comemora seus 25 anos

Criada pela lei nº 7.471, de 30 de abril de 1986, na solenidade presidida pelo Juiz Pedro Thaumaturgo Soriano de Mello, presidente do TRT8 e instalada em 1º de agosto do mesmo ano, a 7ª Junta de Conciliação e Julgamento de Belém teve funcionamento imediato.

Sob a presidência do juiz Vicente José Malheiros da Fonseca, a 7ª Junta era composta ainda pelo Vogal Empregador Manoel da Silva Oliveira e pelo Vogal Empregado Vicente Cidade do Nascimento, tendo como seu primeiro diretor de secretaria o servidor Dircio Ramos Nunes.

Provisoriamente, a 7ª JCJ foi instalada em um prédio anexo ao Tribunal sede, onde hoje é a garagem lateral, a “casa velha”, como era conhecida pelos servidores. “O piso e o forro eram de madeira, a gente andava e caía poeira no andar de baixo; as janelas e as portas, também de madeira, eram bem detalhadas, as paredes eram de alvenaria. Arquitetura portuguesa, eu acho”, afirma Selma de Lima, uma das servidoras mais antigas da Vara e que ainda trabalha na mesma VT.

A 7ª Junta iniciou com bastantes dificuldades e falta de estrutura, porém mesmo assim conseguiu exercer um exemplar serviço, de 1ª de agosto a 19 de dezembro de 86, 745 processos foram recebidos nesta junta e destes 635 foram solucionados num prazo médio de 13 dias para a primeira audiência.

O que me lembro no inicio da 7ª Junta são as dificuldades que nós enfrentávamos, tanto servidores quanto os magistrados. Mas, mesmo assim, nós conseguimos bons resultados, a equipe era muito unida, o doutor Vicente sempre nos motivava” conta Ana Rosa Zwicker, uma das primeiras servidoras da junta e que já está aposentada.

Pela 7ª Junta, hoje Vara Trabalhista, passaram quatro juízes titulares. São eles, em ordem cronológica de posse: Vicente Malheiros, Wilson Malheiros, Marcus Losada e a atual juíza titular Nazaré Rocha.

Lembro-me de que no antigo prédio da 7ª JCJ de Belém chegamos a funcionar, na sala de sessão judiciária, com algumas vasilhas e bacias em cima da mesa da audiência para aparar a água da chuva, em face de tantas goteiras que havia no teto daquele imóvel, bastante precário. Apesar disso, sempre procuramos realizar nossos serviços com zelo e dedicação, com o inestimável e eficiente auxílio dos servidores, alguns deles ainda em atividade em nossa Região. Outro fato interessante foi a prisão em flagrante de um empresário, demandado na Justiça do Trabalho, que havia feito graves ameaças ao reclamante e era portador de diversas carteiras falsas, inclusive da Polícia Federal, da OAB e outras” relatou o primeiro juiz presidente da 7ª JCJ, hoje desembargador e decano da corte, Vicente Malheiros.

Hoje, a 7ª Vara do Trabalho de Belém é conhecida no regional pelos seus investimentos no clima organizacional. Festas de Dia das Mães, São João, Natal... não passam despercebidas. Tudo com apoio da sua titular e da diretora de secretaria Nereida Fadul.

São 25 anos de história, memórias e trabalho em prol dos direitos do cidadão. Parabéns por todos esses anos de conquistas! (No site do TRT8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário