Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Belém recebe superclássico: Brasil e Argentina no Mangueirão

Governador Simão Jatene visitou o Mangueirão ontem à tarde (Foto: Ney Marcondes)

Belém receberá, pela primeira vez, o clássico de maior rivalidade nas Américas: no dia 28 de setembro, a Seleção Brasileira enfrentará a Argentina, no Mangueirão. A CBF confirmou ontem a partida, que, segundo o governador Simão Jatene, vinha sendo negociada desde março, com a ajuda dos senadores Flexa Ribeiro, do Pará, e Aécio Neves, de Minas Gerais.

Os dois times atuarão exclusivamente com atletas que jogam nos respectivos países, isto é, nomes como Messi, Júlio César, Daniel Alves, Aguero, Tevez e Alexandre Pato estão fora da partida. Antes de Belém, Buenos Aires receberá um jogo, no dia 14, em local ainda a ser definido.

Para o governador Simão Jatene, 'o povo paraense não tem direito a desencantos'. E foi com esta justificativa que o governador anunciou ontem, oficialmente, o amistoso com a Argentina.

Segundo Jatene, a partida já estava 'mais ou menos acertada', desde março, quando aconteceu a primeira reunião entre o governador paraense, os senadores Flexa Ribeiro e Aécio Neves, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o presidente da Federação Paraense de Futebol, Antônio Carlos Nunes.

A partida, de caráter amistoso, revive a antiga Copa Roca, como lembrou o site da CBF, e marca o retorno da Seleção Brasileira a Belém, depois de seis anos de ausência. Esta será a quarta partida do Brasil em solo paraense.

O 'furo' foi dado pelo senador Flexa Ribeiro, que, por meio de seu perfil no Twitter, anunciou o amistoso. Antes da confirmação oficial do Governo do Estado, o governador Simão Jatene confessa ter telefonado mais uma vez para Ricardo Teixeira, por 'desencargo de consciência'. 'Liguei para ele e perguntei se era a Argentina mesmo', brincou o sorridente governador, para depois comentar a importância do 'Superclássico das Américas' - novo nome da Copa Roca - para o Pará.

'Esta é uma das maneiras de reinserir o Pará no circuito de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais', disse, lembrando que, desde o início do mandato, o Pará trouxe a seleção olímpica de nado sincronizado, realizou um Grand Prix de Atletismo, e acertou para ser a sede do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos.

Para o senador Flexa Ribeiro, o amistoso será uma forma de mostrar que Belém e o estado do Pará estão à disposição para os eventos que acontecerão no Brasil em breve, em um claro recado que o Estado teria condições de receber jogos da Copa do Mundo.

Quem também comemorou a notícia foi o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, que frisou o caráter democrático do amistoso, que colocará em campo apenas jogadores que atuam nos respectivos países - a resolução foi tomada por não se tratar de uma 'data Fifa', dias do calendário da entidade programados para acontecer jogos oficiais.

'É uma oportunidade muito interessante para as duas seleções reunirem jogadores que atuam em seus países. No caso da Seleção Brasileira, poderei ver jogadores que têm potencial, mas que acabam ficando de fora em outras convocações', disse ao site da CBF.

As convocações para os dois jogos entre Brasil e Argentina acontecerão nos dias 9, para o jogo em Buenos Aires, e 23, para o jogo em Belém.

Governo fará revisão em sistema elétrico e iluminação do estádio

Porém, para receber um jogo deste porte, o Mangueirão passará por reformas. Ontem, em coletiva de imprensa, o governador Simão Jatene afirmou que desconhece ainda quais espaços do estádio serão reformados, mas afirmou que os ajustes têm finalidades apenas estéticas.

'O jogo poderia ser realizado no Mangueirão como ele está hoje, mas vamos nos preparar para mostrar como seria bom se a Copa viesse para cá', disse. O preço dos ingressos também ainda não foi definido e, segundo Jatene, ficará a cargo da CBF.

Apesar de afirmar que desde março o amistoso já era 'mais ou menos' confirmado, nem Simão Jatene tampouco a diretoria do estádio sabem definir o tipo de reforma necessária para adequar o Mangueirão ao padrão Fifa.

'Vamos discutir as obras agora. Mas sabemos que o estacionamento, a iluminação e o sistema elétrico passarão por revisões. São obras naturais que deixarão a casa pronta para um belo espetáculo', frisou.

Segundo o diretor do estádio olímpico, Saulo Aflalo, também estão previstas obras pontuais nos banheiros, recuperação ou troca de catracas - de acordo com o levantamento técnico que será entregue hoje - e aquisição de novos placares eletrônicos, orçados em R$ 700 mil.

'Se hoje nós virássemos sede da Copa do Mundo, teríamos um estádio com 60% do que é pedido', disse Aflalo, que confirmou ainda a pintura do estádio.

Questionado sobre a possibilidade do estreitamento de relações com Ricardo Teixeira render ao Pará uma vaga como sede na Copa das Confederações, o governador deu uma resposta inusitada.

'Sou menino criado no interior e só falo das coisas quando elas estiverem absolutamente confirmadas', disse.

Sobre o preço dos ingressos, o governador disse que as decisões ficam a critério da CBF. Jatene também não informou a quantia desembolsada pelo Governo do Estado para trazer o amistoso para o Pará. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário