Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Governador apoia criação do plano estadual de enfrentamento ao tráfico humano

Participaram da reunião o secretário Luiz Fernandes; a coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene; a senadora Marinor Brito, o governador Simão Jatene e a senadora Vanessa Grazziotin

Um plano estadual de enfrentamento ao tráfico de pessoas deverá ser implantado no Pará nos próximos meses. O crime também passará a ser monitorado pelo serviço de inteligência e entrará nas estatísticas diárias da Polícia Civil. As propostas foram debatida na manhã desta segunda-feira, 22, durante uma reunião entre o governador Simão Jatene e as senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Marinor Brito (PSol-PA), respectivamente presidente e relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal que apura casos de tráfico nacional e internacional de pessoas.

As senadoras apresentaram ao governador números alarmantes da situação em todo o Brasil. Dados levantados pela comissão mostram que o país possui 520 rotas de tráfico e um comércio ilegal que gera um lucro de cerca de R$ 32 bilhões de reais. “O Estado fará o que for possível para contribuir com o combate ao tráfico humano. Precisamos tomar uma atitude juntos e formar um grupo que possa pensar permanentemente neste assunto”, enfatizou Simão Jatene.

O secretário de Estado de Segurança Pública (Segup), Luiz Fernandes Rocha, e a coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, que também estiveram presentes ao encontro, apresentaram para as parlamentares ações de enfrentamento contra esse tipo de tráfico que já acontecem no Pará, como o Pro Paz Integrado, serviço destinado a atender casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e a Divisão de Homicídios da Polícia Civil que investiga casos de pessoas desaparecidas, inclusive pelo tráfico humano.

Luiz Fernandes se comprometeu a apresentar na próxima reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Pará (GGI) - comissão de gerenciamento de crises de todas as naturezas e de repressão ao crime, formado por todos os órgãos de segurança pública do Estado – uma pauta que inclua o monitoramento do tráfico humano nas estatísticas da polícia. “Vamos sugerir, por determinação do governador, a criação de um núcleo que possa acompanhar essa questão”, disse o secretário. (Ag.Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário