O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, esteve no canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, e decidiu transformar a Agência de Trabalho e Emprego, instalada no município, em Gerência de Trabalho e Emprego a fim de melhor atender à demanda de trabalhadores que já se encaminham em busca de oportunidades para região. A visita de Lupi foi ontem pela manhã e, à tarde, o ministro esteve em Belém para a posse do novo superintendente regional do Trabalho e Emprego, o ex-vice-governador do Estado Odair Corrêa.
Lupi afirmou que o Ministério do Trabalho e Emprego está direcionando esforços para que o empreendimento de Belo Monte seja construído com garantias para os trabalhadores e estrutura para que a população do entorno tenha qualidade de vida. "Estamos trabalhando para que haja estrutura para esses trabalhadores em saúde, segurança, no setor hoteleiro e em qualificação profissional também", comentou o ministro na sede da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), onde ocorreu a posse de Odair Correa.
Na ocasião, Lupi assinou junto com o governo do Pará, representado pelo secretário especial de Desenvolvimento e Produção, Sidney Rosa, um convênio para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), o qual vai ofertar cinco mil bolsas para qualificar e garantir renda para cinco mil jovens, sendo que as ações serão executadas pelo Estado e a União será responsável por fornecer recursos financeiros. O ministro garantiu ainda que mais cinco mil bolsas do Projovem serão destinadas a convênios diretos com municípios, o que totaliza um investimento de R$ 13 milhões, somente com a verba destinada ao Estado.
Lupi afirmou que é uma contribuição para qualificar jovens para o mercado de trabalho, uma das metas para o Pará, a qual também foi mencionada por Odair Corrêa. Lupi declarou ainda que ano que vem deve haver concurso para melhorar o quadro de auditores fiscais do Trabalho, uma demanda exposta pelo presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Estado do Pará, Otávio Paixão, durante a posse.
Superintendente - O novo superintendente, empossado ontem, é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), o mesmo do ministro Carlos Lupi. Odair já exerceu outras funções como servidor federal, inclusive na Caixa Econômica Federal, e a função de maior destaque recente ocupada por ele foi de vice-governador do Estado durante a gestão de Ana Júlia Carepa, de 2007 a 2010. (No Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário