Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aluno de saia e peruca abriu apresentação contra a homofobia

Aluno de saia e peruca abriu apresentação contra a homofobia

Na avenida Presidente Vargas, não muito longe das guerras entre torcidas, os desfiles transcorreram com tranquilidade, com os estudantes apresentando temas variados ao público. Os alunos desfilaram destacando assuntos como cultura paraense, meio ambiente, saúde, o plebiscito da divisão do Pará e até assuntos polêmicos. Com 400 alunos, a Magalhães Barata chamou a atenção do público com um tema atual: o combate à homofobia. Em um dos pelotões, os estudantes mostraram camisas com os dizeres "Diga não ao desigual: ser diferente é normal". À frente da ala, Alisson Medeiros, 17 anos, desfilou vestido de colant, saia e peruca afirmando sua opção sexual. "É uma maneira de a gente mostrar que todos têm espaço e não temos preconceito contra ninguém e que o diferente deve ser aceito", disse Carol Souza, 20 anos, uma das alunas.

No começo do desfile, o tenente-coronel da PM Lima e Silva, responsável pelo policiamento no evento, explicou que 618 homens da PM foram posicionados estrategicamente para evitar e coibir os conflitos, sendo que sua preocupação maior era na concentração e na dispersão das escolas. O secretário de Estado de Educação (Seduc), Cláudio Rebelo, também acreditava que nenhuma ou poucas brigas ocorreriam no Dia da Raça, uma vez que a Seduc vinha "desde o início do ano" trabalhando nas escolas a "cultura da paz".

O desfile reuniu mais de 20 mil pessoas, entre estudantes, pais, professores e público. Trinta instituições escolas públicas e privadas e projetos sociais participaram da marcha de cerca de um quilômetro, que seguiu da rua Serzedelo Correa, em Batista Campos, até a esquina da avenida Presidente Vargas com a travessa Aristides Lobo. A concentração começou por volta das 7h. O desfile se iniciou pontualmente às 8h30, sendo aberto pela coordenação do Programa Estadual de Articulação de Políticas Públicas para a Infância, Adolescência e Juventude do governo do Estado do Pará (Propaz).

Promoveram o desfile as Secretarias de Estado de Promoção Social (Sepros) e de Educação (Seduc). Este ano, o tema da programação alusiva à Semana da Pátria é "Planeta Terra, preservar para viver!". Por este motivo, durante todo o desfile, alunos usaram faixas para ressaltar a importância da conscientização quanto à preservação do meio ambiente. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário