Pouco antes do início do desfile, o governador Simão Jatene, acompanhado do Comandante da 8ª Região Militar, general Carlos Roberto Peixoto, passou em revista às tropas do Exército em carro aberto. “Quero parabenizar os paraenses e agradecer o carinho com que fui recebido aqui nesta festa maravilhosa. Este espetáculo que acompanhamos hoje só mostra que nós, brasileiros e paraenses, devemos sempre ter orgulho de fazer parte desse país e comemorar com o mesmo espírito os 189 anos de sua independência. Estou muito feliz também em ver no rosto das pessoas que estão aqui a alegria de poder fazer parte deste grande momento que voltou a ser realizado em um espaço que tem tudo a ver com o patriotismo”, enfatizou o governador.
No total, 4.500 homens e mulheres de 70 tropas federais, estaduais, municipais e grupamentos não institucionais passaram pela avenida. Cada um deles apresentou - devidamente uniformizado e equipado - à população um resumo das atividades que desenvolvem no dia-a-dia. Os primeiros a desfilar, abrindo a solenidade, foram os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que participaram da 2º Guerra Mundial. Hoje com idades entre 80 e 90 anos, eles deram um exemplo de disposição ao mostrar o orgulho que sentem por terem ajudado a escrever um pedaço importante da história do Brasil e do mundo. Em seguida foi a vez das tropas do Exército Brasileiro, Marinha e Aeronáutica passarem pela avenida apresentando as viaturas de transporte de tropas, motos de escolta de comboio e tropas camufladas.
PM do Pará - A tropa da Polícia Militar do Pará levou à Presidente Vargas 800 homens divididos em cinco grupamentos. As apresentações mais aguardadas foram a da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Pará (COE/PMPA) e do Batalhão de Choque, que mostraram as manobras e o treinamento feitos durante as situações de extremo risco. A passagem dos grupamentos pela avenida aconteceu sob os aplausos da população. “É um verdadeiro espetáculo. Nem sabíamos que a nossa polícia tinha tantos recursos assim. Depois do que vi neste desfile, passarei a confiar e acreditar muito mais na polícia do Pará. Estou orgulhosa”, disse a dona de casa Anamara Aguiar, que levou seus três filhos para o evento.
Após a passagem dos policiais, o barulho de sirenes anunciava a entrada de viaturas na avenida. Trezentos novos carros que serão entregues, no próximo dia 24, para reforçar o policiamento no estado, foram apresentados durante o desfile. “As novas viaturas terão uma tecnologia diferenciada que possibilitará um controle maior e um acompanhamento diário das ocorrências. É um avanço tecnológico que trará muitos benefícios para toda a população”, afirmou o comandante geral da PM do Pará, coronel Mário Solano. Ainda de acordo com ele, as novas viaturas contabilizarão um total de 520 carros para atender a população. A Polícia Civil e o Departamento Estadual de Trânsito, que também terão as frotas reforçadas com novos veículos, levaram à avenida Presidente Vargas duas viaturas, cada uma.
O Canil e a Cavalaria Montada da Polícia Militar conquistaram principalmente a garotada com sua elegância e sincronicidade. Trinta cães da raça Pastor Alemão adestrados para o combate ao crime e manutenção da paz pública foram conduzidos por seus respectivos mantenedores. Já a cavalaria levou 47 animais para o desfile. “Gostei de tudo o que vi, mas o melhor mesmo foram os cavalos. Quando crescer vou querer ser policial para montar assim em um cavalo”, disse o pequeno Raul Souza, 6 anos. (Ag. Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário