Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Morre Pedro Tupinambá, membro da APL

Morreu na tarde de hoje, PEDRO DE BRITO TUPINAMBÁ, escritor, folclorista, poeta e jornalista. Ocupava na Acadêmia Paraense de Letras - APL a cadeira nº 36, cujo patrono é Terêncio Porto. Coronel médico da Reserva da Aeronáutica, nasceu a 19 de novembro de 1919, em Manaus, Amazonas.

Era filho de Hermes Afonso Tupinambá e Maria Agostinha de Assis Tupinambá. Cursos: Medicina, Especial de Saúde da Aeronáutica, Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, Direção de Serviços (ECEMAR), Segurança Nacional e Desenvolvimento (ADESG), Folclore (Fac. Filosofia da UFPA) e outros. Condecorações: Medalhas – Campanha do Atlântico Sul, Mérito Dumont, Militar de Prata, Cultural José Veríssimo, da APL, Benemérito da Liga da Defesa Nacional, Cultural Prof. Dr. Acilino de Leão e outras. Entidades culturais a que pertence: Academia Paraense de Letras, Associação Brasileira de Folclore (São Paulo), Comissão Paraense de Folclore (Belém), Instituto Histórico e Geográfico do Pará (Belém), Sociedade Brasileira de Escritores Médicos (São Paulo) e Sociedade Brasileira de Folk-Lore (Natal).

Obras publicadas:

Mosaico Folclórico – Imprensa Oficial do Estado do Pará, Belém, Pará – 1969. Batuques de Belém – Imprensa Oficial do Estado do Pará, Belém, Pará – 1973. A Festa do Jabuti – Falangola, Belém, Pará, 1995. Maria Igarapé (crônicas). Belém-PA, 1997. Imprensa: colaborou nos seguintes órgãos: “Folha do Norte”, “Amazônia” (revista), “Labor” (revista – Manaus) e manteve há 21 anos a coluna dominical “No Mundo da Trova”, em “A Província do Pará”. Prêmios literários: 3º lugar no 18º Concurso “Mário de Andrade” (São Paulo) Menção Honrosa da APL, Federação Brasileira de Entidades Trovistas.

Aos seus familiares, em particular ao seu filho, o meu amigo Hermes Tupinambá, advogado, desembargador aposentado da Justiça do Trabalho e apaixonado remista, as minhas condolências.

Um comentário:

  1. Tive notícia hoje, que o filho do Sr. Tupinambá, Hermes, vai candidatar-se à cadeira vaga do pai.
    A propósito,este candidato tem um currículum invejável.
    joséwilsonmalheiros

    ResponderExcluir