O presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Carlos Amílcar, desmentiu a versão de populares sobre um possível roubo de uma estátua da Praça da República denominada “Ana Reta”. Segundo Amílcar, a peça em bronze está no Museu de Artes de Belém (MAB) desde o final de 2011 e, atualmente, vem passando por um processo de restauração. “A estátua foi retirada da praça porque ela já estava num avançado estado de degradação. Tanto que a peça chegou a cair e foi salva por homens da Guarda Municipal”, afirmou Amílcar.
Ainda de acordo com ele, a medida foi realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que acompanhou todo o processo de retirada do monumento e o encaminhamento ao setor de restauração do MAB. “Tivemos a preocupação de fazer tudo da forma mais organizada possível, trabalhando de forma conjunta com outros órgãos de proteção do patrimônio público para que tudo saísse como o combinado. Toda a ação foi acompanhada pela equipe de restauração do Museu, que vem fazendo um minucioso trabalho de reparo na obra”, explicou.
O presidente da Fumbel ressalta que os reparos já estão em estado bastante avançado e que a previsão para que os reparos sejam concluídos e que a estátua volte ao seu local de origem é cerca de três meses. (Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário